terça-feira, 12 de maio de 2009

Tabu: Gordinhas na Dança do Ventre

Muito bem, para este tema temos os dois lados da moeda! Primeiro: dança do ventre é feita para mulheres gordinhas. Segundo: dança do ventre não combina com mulheres gordinhas. Afinal, qual dos dois lados simetricamente opostos está com a razão? Pois é, nenhum dos dois! Dããã, ninguém sabia! Ok, mas vamos às explicações para poder nos defender das perguntas capciosas sobre nosso hobby...

Da onde veio a ideia que a dança do ventre é para as gordinhas? Eu acredito que seja por causa da suposta preferência dos "árabes" pelas mulheres cheinhas, fazendo com que algumas pessoas confundam esse "gosto" com o direcionamento da dança do ventre. De qualquer maneira, se ele prefere se casar com uma mulher mais cheinha, então esse não é o padrão que vê mais frequentemente pelos shows do Cairo, nos concursos de dança da televisão libanesa e das próprias dançarinas brasileiras exportadas para lá. Fato é que a dança do ventre é para a mulher, gorda ou magra, ela é uma arte da sensualidade feminina. Já vi movimentos tão bonitos em mulheres magras quanto em gordas, não foi aquela gordurinha marota que fez o movimento ficar perfeito!

Dança do ventre não combina com as gordinhas? Bem, infelizmente isso é uma questão de estética, e está muito mais arraigada a um consenso cultural do que a realmente uma inaptidão à dança. Eu como gordinha sei o quanto fui discriminada por naquele shimmy maravilhoso estar sendo avaliado pelos pneuzinhos saltitantes, e não pela dança. Para isso tem solução também: tapa-barriga, para quem não tem o abdomên definido - uso e recomendo! - mas levando o assunto um pouco mais sério, a desmistificação deste tabu não virá da audiência, mas das próprias bailarinas. Como? Quantas meninas não são praticamente pressionadas a emagrecer por suas professoras (eu sei, eu já vi), e acreditam mesmo que sua qualidade como dançarina é inferior por não ter o corpo esquálido ansiado por uma mídia que não enxerga pessoas, e sim produtos? Somos nós mesmas que criamos e fomentamos esse preconceito.

Para quem não conhecia, fica o exemplo de uma dançarina que superou essas expectativas que se encontram fora do nosso corpo, exteriores a nossa identidade, dançando e encantando a todos independente de uma forma física perfeita! Ela com certeza acredita nela mesma! Com vocês, Shahira Burkan!

6 comentários:

Hanna Aisha disse...

Acho que o preconceito está mais na audiência que entre as bailarinas pq qdo eu vejo alguém dançar, presto atenção na técnica, figurino, maquiagem, expressão... quem se incomoda mais é o público mesmo. Se as gordinhas não se incomodam consigo mesmas, elas têm mais é que dançar! Mas pq vc acha que o Jorge não coloca gordinhas pra dançar na KK? Pq as pessoas não querem ver!
Beijos

Celia Daniele disse...

É verdade...
Pra show realmente temos que nos sujeitar ao padrão estético vigente, mas nas escolas de dança e nas festas fechadas essa cobrança não deveria existir... Dança do ventre tem que ser um lazer para magrinhas e gordinhas!

te disse...

eu quando vejo pessoas dançando não consigo pensar na estetica penso na alma no esforço de cada uma e na beleza e no prazer que cada uma sente ao dançar,eu sou gorda tenho minhas limitações mas quando danço esqueço o mundo e viajo pela música ,então eu pergunto para que preconceito?

Celia Daniele disse...

Nós não podemos nos impedir de viver e fazer aquilo que nos faz feliz porque estamos acima do peso, porque não seguimos um padrão de beleza. Seria ótimo se somente nos aceitando o preconceito deixasse de existir, mas enquanto houver pessoas que acham que a dança do ventre como arte e entretenimento não pode incluir "gente feia", a nossa luta ainda estará começando.

Sandra disse...

Hanna, o Jorge não coloca gordinhas para dançar porque é um idiota. Só isso. A culpa não é do público.

Hanna Aisha disse...

Querida Sandra
Não sei se sua opinião reflete a realidade. Não falo por mim: o que escrevi é apenas a junção de muitos comentários de público ao longo de muitos anos participando de eventos de dança. Infelizmente. Posso te dizer algumas bailarinas que estão acima do peso que eu adoro assistir.
E sobre o Jorge... não sei se ele é idiota, mas é fato que as bailarinas dele não podem engordar.
Beijos

Related Posts with Thumbnails