sábado, 23 de maio de 2009

Ritmos: Masmoudi

O ritmo Masmoudi (ou Masmudi), de origem andaluza, é um grande conhecido das bailarinas. Este ritmo possui variações que o permitem encaixar desde em músicas clássicas até em dança ghawazee, hoje sendo visto também em músicas para a dança tribal.

O Masmoudi possui 8 tempos: DUM DUM TAKA TAKA TA DUM TAKA TAKA TA TAKA TAKA TA, tendo duas formas características: Masmoudi Kebir e o Masmoudi Saghir. O primeiro é chamado de "masmoudi de guerra" por apresentar uma cadência agressiva, sendo mais lento que o segundo. Já o Masmoudi Saghir é praticamente um Baladi, por utilizar a mesma estrutura com um tempo diferente (o Baladi tem 4 tempos, e o Masmoudi, 8. Há também quem diga que o baladi não é um ritmo, mas uma estrutura musical, por isso tanta associação com outros ritmos, mas isso fica para outro post!). Destes, o Masmoudi Kebir é o que mais se destaca nas músicas clássicas, sendo utilizado em solos, como uma quebra da música, para a dançarina fazer movimentos mais elaborados e com menor velocidade. Existe uma variação do Masmoudi Kebir que se inicia com 3 dums, chamado "masmoudi caminhando", que como o nome diz é usado para deslocamentos (DUM DUM DUM TAKA DUM TAKA TAKA TAKA TAKA TA ou então menor como DUM DUM DUM TAKA DUM TAKA TAKA).

Para encontrar o Masmoudi precisamos ficar atentos ao ouvir uma música clássica. Geralmente ele se associa aos deslocamentos e também aparece muito junto com Baladi. Para ilustar melhor este ritmo decidi colocar uma música clássica interpretada pela dançarina Luciana Nogueira: Nasma de Sayed Balaha! Abaixo também há um professor explicando o ritmo - em uma língua desconhecida - e temos uma ótima visualização através dos derbakistas, sendo primeiro o exemplo do Masmoudi Kebir e depois o Masmoudi Saghir.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails