quarta-feira, 20 de maio de 2009

Amr Diab

Amr Diab (Amr Abdel Basset Abdel Aziz Diab) é considerado o cantor árabe de maior notoriedade no mundo. Nascido no Egito em 11 de Outubro de 1961, iniciou sua carreira aos seis anos de idade, quando se apresentou no dia de Al-Gala (comemoração pela expulsão dos britânicos do Egito), cantando o Hino Nacional. Sua performance foi tão bem recebida, que ele ganhou do então governador de sua província, Hassan Rushdie, uma guitarra como prêmo por sua interpretação.

Em 1983, Amr lançou seu primeiro disco, Ya Tareeq (Meu andarilho), mas somente em 1988 que ele obteve sucesso, com o álbum Mayaal. A partir daí, Amr passou a trabalhar também produzindo, arranjando e remixando músicas de diversos artistas, até mesmo alemães, entrando em contato com diversas culturas, e associando-as à tradicional música árabe. Por isso ele é considerado um artista "pan-mediterrâneo", pela enorme mistura de estilos e ritmos que agrega às suas músicas, como o raï, flamenco e o pop. Em 1992 ele se tornou o primeiro popstar árabe a produzir videoclipes com alta qualidade técnica.

Em 1996, Amr Diab se lançou à carreira mundial com o sucesso Nour El Ayn, disco e hit que se tornou um fenômeno por todo o mundo. Desde então ele está no topo dos artistas do mundo árabe, vindo a formar parcerias com outros artistas, como o argeliano Khaled e a grega Angela Dimitriou. Todos seus albúns posteriores também se tornaram grandes sucessos.

Amr Diab revolucionou o padrão musical no mundo árabe, não só pela nova composição de ritmos, mas também por sua aparência, incluindo aí até mesmo o corte de cabelo (Cá entre nós, ele não é a cara do Zezé DiCamargo?). Ele rompeu barreiras criando um novo estilo de música árabe (nomeado de "Jeel Music") e foi o primeiro artista árabe a fazer videoclipes para divulgar seu trabalho. Por tamanha ousadia, ele recebeu diversos prêmios. Não é à toa que ele é um dos cantores mais conhecidos e admirados por todo o mundo.

Aqui abaixo fica uma amostra de como o sucesso de Amr Diab foi além das fronteiras do Oriente Médio: um comercial da Pepsi com Britney Spears, Beyoncé, Pink e - claro! - Amr Diab! Enjoy!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails