quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dança do Ventre & Saúde

Pois é, dança do ventre faz bem para tudo sim: corpo e mente! E os benefícios não são poucos. Além de divertir, nos proporciona uma atividade de baixo impacto, fortalece e tonifica o corpo inteiro e ainde desenvolve o equilíbrio.

Quer mais? Há quem diga que a dança do ventre traz benefícios para as grávidas também, pois fortalece toda a musculatura usada durante o parto.

Mas será que é seguro mesmo? Não vai fazer mal para o bebê? Well, well, é bom lembrar antes de tudo que qualquer tipo de exercício durante esse período deve ter acompanhamento médico. Grávidas devem fazer atividades físicas leves e a dança do ventre, desde que bem direcionada e usada com bom senso, pode ser uma grande aliada durante os meses de espera pelo bebê.

O tipo e a quantidade de exercícios variam de acordo com o preparo da dançarina. Se você já fazia dança do ventre antes de engravidar, provavelmente poderá dançar mais do que uma grávida que nunca dançou antes. Portanto, se você pretende usufruir dos benefícios dessa dança durante a gravidez, é importante ser sempre guiada por sua professora para proceder cuidadosamente.


Benefícios da dança do ventre na gravidez:

*Melhora a postura

*Ajuda a manter a forma

*Aumento do controle abdominal

*Ensina exercícios úteis para a aliviar a dor durante o parto

*Melhora o equilíbrio e a coordenação

*É divertido e faz você conhecer gente nova

*Modela o corpo

*Auxilia no tratamento contra a prisão de ventre


Cuidados durante a gravidez

*Evite movimentos que forcem a coluna, mudanças bruscas de direção e de movimento, saltos, etc.

*Tome cuidado com os movimentos do quadril (evite-os ou realize-os suavemente)

*Pare de dançar se você sentir dor, tiver algum sangramento, desmaios ou se sentir indisposta.

E lembre-se: você conhece seu corpo melhor do que ninguém! - então se não se sentir bem, não dance!


3 comentários:

Paula Caldovino disse...

Olá, adorei saber que posso praticar dança do ventre. Eu já dançava um pouco antes, e vi num livro que a dança do ventre poderia ser benéfica ao parto normal. Amei o vídeo, linda a dança da moça grávida. Gostaria de saber o nome da música que ela dançou, alguém sabe me dizer??? Gostaria de saber também se há algum passo contra-indicado na gravidez. Obrigada! Bjs Paula

Celia disse...

Olá Paula, seja bem-vinda!
Primeiramente, o nome da música que ela dança é Tammil.
Em segundo lugar, só mesmo o seu médico para dizer o que você pode ou não fazer. Nenhuma grávida é igual a outra! Acredito que os movimentos do assoalho pélvico realmente tragam benefícios ao parto, o que mais ouço falar é de trabalhos de partos infinitamente mais fáceis. Uma pessoa que pode te ajudar imensamente é a Heloísa Caridade (www.heloisacaridade.com), ela dará a luz este mês, dançou do primeiro ao nono mês de gravidez, em casa, dando aulas e ainda em concursos e shows de dança do ventre! Ela é a sua musa!hehe.
Bjos!

Heloísa Caridade disse...

Olá Pessoas, tudo bem?
Só uma pequena correção: dançei do terceiro mês em diante!
Obrigada, gente. Qualquer coisa é só perguntar!Até mais...

Related Posts with Thumbnails