sábado, 16 de maio de 2009

Ritmos: Ciftelelli

O ritmo Ciftelelli (também chamado Chifteli, Chiftelelli, Chifteleli ou Tsiftetelis), considerado majoritariamente como de origem turca, é um dos ritmos que menos se comenta aqui no Brasil, até porque são poucas bailarinas que dançam os estilos que correspondem a ele.

A base do Ciftelelli é parecida com a do maqsum, porém marcado por uma cadência diferente e lenta: DUM TAKA TA TAKA TA DUM DUM TA. O Ciftelelli é um dos ritmos-base que acompanha o taksim (improvisação melódica de um outro instrumento, que não a percussão), sendo encontrado também em músicas clássicas. Existe no Egito uma variação mais simples dele e também mais lenta denominada Wahda Khabir ou Wahda Wa Noss, este mais comumente presente nas músicas clássicas, e com a estrutura: DUM TAKA TA DUM TAKA.

O nome Ciftelelli é uma derivação do grego arcaico "diphuatila" que significa "duas cordas". Esse nome tem origem do instrumento que originalmente compunha este ritmo, o "baglamá". O nome Ciftelelli também corresponde à denominação da dança do ventre na Grécia, por essa se compor de estilos bem diferentes do padrões libaneses e egípcios, e consequentemente do resto do mundo. A dança do ventre grega/turca, dizem os estudiosos, se compôs não só com presença otomana em seu território, mas também com a junção de danças ritualísticas da época da Grécia Antiga... Além da dança do ventre, o ritmo Ciftelelli também é utilizado numa dança para casais, no qual o homem fica "admirando" os movimentos sinuosos da parceira! Haja tcham!

Depois de muito procurar no youtube, não consegui um só estilo de dança para representar o Ciftelelli, assim aqui estão dois bem distintos entre si para que possam apreciar! O primeiro é uma apresentação bem coreografada de moças muy respeitáveis, e a segunda é o exemplo do Ciftelelli numa dança de casais pra lá de sensual! Que versatilidade!

2 comentários:

Lúcia Brito disse...

Olá!
Adorei seu texto. Baixei uma música chamada "Sensual Chifti", apresentada como chifteli árabe, que eu não sabia do que se tratava.
Agora tou por dentro.
Obrigada!
:)

Celia disse...

:D!
Q bom, eu que agradeço!

Related Posts with Thumbnails