domingo, 17 de maio de 2009

Ritmos: Maqsum

O Maqsum (também escrito Maksum) é o ritmo base de outros diversos ritmos, como o Baladi, o Said e o Ciftelelli. No mundo árabe, aliás, como explicado pelo mestre Anthar Lacerda em um dos seus workshops, esses ritmos não são nomeados somente por "said" ou "baladi", por exemplo, mas sim "maqsum said", "maqsum baladi". Se você estiver lá fora e pedir para um músico árabe tocar "said", ele vai entender na verdade que você quer que ele toque feliz (de sa'aid, سعيد!)!

O nome maqsum significa "cortado ao meio", possuindo 4 tempos. Na Tunísia, ele é chamado de Duyek, sendo exatamente o mesmo ritmo sem variações. A sua estrutura é semelhante ao baladi (este sendo considerado uma versão folclórica do Maqsum), mas sem os dois dums característicos: Dum takata dum taka. Na página do derbakista Pedro Françolin é possível ouvir as versões rápida e lenta deste ritmo, entre outros, em performances executadas por ele mesmo. O maqsum lento, para alguns estudiosos, é considerado parecido com o masmoudi, porém menos longo.

O Maqsum é um ritmo muito utilizado, e também muito conhecido aos ouvidos de quem dança, e bem característico nas músicas árabes. Para expor melhor este ritmo, encontrei um vídeo da Saida, que o apresenta muito bem para a dança, mas uma pena que não encontrei o vídeo que Mario Kirlis explica o ritmo (eu tinha esse dvd!!! É o Bellydance Instructive Saida & Mario Kirlis)... Ok, aqui está:

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails