sexta-feira, 22 de maio de 2009

Suzanne Tamim

Eu resolvi escrever sobre esta cantora porque ontem seus assassinos foram condenados à morte, sendo que um deles é um bilionário egípcio. Esse realmente é um caso raro de justiça no Oriente Médio feito em favor da mulher, que muitos ainda discutem se foi um ato de justiça ou um "acerto de contas" entre os altos partidos do Egito.

Suzanne Tamim se lançou ao sucesso através de um programa da tv libanesa em 1996 - algo parecido com o "Ídolos", mas que já está no ar desde a década de 70 - chamado "Studio el Fan". Na época a revista Al Shabaka dissera que a voz de Suzanne permitia que ela interpretasse desde clássicos a músicas pop modernas.

Nascida no Líbano em 23 de Setembro de 1977, sua vida privada sempre foi atribulada. Após ser lançada ao sucesso no programa de calouros, ela se tornou atriz de musical, mas acabou abandonando sua carreira, passando a ter sua vida pública alimentada por escândalos pessoais. Seu último álbum foi lançado em 2002, Saken Alby, e apesar dos recordes de venda não produziu mais discos, gravando somente um single em 2006, Beirut, dedicado à memória do primeiro-ministro libanês Rafik Hariri.

O escândalo de sua vida pessoal e a interrupção de sua carreira se devem aos seus relacionamentos: primeiro, ela se divorciou do primeiro marido, Ali Muzannar, e acabou se casando com o produtor musical Adel Matouk, proprietário da Arab European Record Company de Beirute, que a fez assinar um contrato de exclusidade com sua companhia por 15 anos. Oito meses após o casamento, Matouk quis proibir Suzanne de se apresentar, e com a recusa dela, ele cancelou todas as suas apresentações e todos seus discos. Ela ainda tentou procurar outras produtoras, mas devido ao seu contrato de exclusividade com o, já então, ex-marido, não pode assinar novos contratos e retomar sua carreira. Matouk tentou destruir a carreira de Suzanne, a impedindo de sair do Líbano sem a sua autorização, e tornando proibidas as suas apresentações no Egito e no Líbano.

Nesse período - de 2002 a 2004 - Suzanne amargou momentos turbulentos, envolvendo-se com álcool e drogas, e em 2004 foi até acusada de roubo pelo ex-marido, ficando presa no Egito por dois dias. Acabou condenada pelo tribunal libanês a dois anos de prisão e a uma multa de 160 mil euros a Adel Matouk, mas a pena não foi cumprida. Com tantos problemas, Suzanne ainda se envolveu no Egito com o bilionário egípcio Hisham Talaat Mustafa, se tornando sua amante. Mas preferiu dar fim a esta relação, se refugiando na ilha de Jumeriah, em Dubai.

Em 2008, Suzanne decidiu se casar com o pugilista britânico Riyadh Al-Azzawi, o que despertou a ira de Hisham Talaat Mustafa, ainda não convencido da separação. Ele contratou um antigo membro das forças de segurança egípcias para assassiná-la pela bagatela de US$1.000.000,00: Mohsen al-Sukari. Este foi até o apartamento dela num hotel em Dubai e a esfaqueou no rosto, desfigurando-a, degolando-a em seguida. Mustafa e Sukari não contaram com o óbvio: as câmeras de segurança que filmaram a entrada e a saída de Sukari ao quarto de Suzanne.

Hoje o mundo todo soube da condenação à morte destes dois homens pelo assassinato de Suzanne Tamim. Não sabemos se a condenação deles realmente é um fato a se comemorar na luta contra a violência a mulheres, mas ao menos vai estremecer muitos outros homens que agridem suas esposas e as impede de viver! Suzanne teve sua carreira interrompida por homens que não a respeitaram, que a calaram, mas ainda que sua passagem tenha sido breve no mundo da fama, a sua voz continuará embalando muitos ouvintes ao redor do mundo.

Aqui fica o exemplo da sua voz encantadora, e que após sua morte ainda conquista fãs.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails