terça-feira, 15 de setembro de 2009

Roupas de Dança do Ventre - Sua primeira roupa

Assim que começamos a ter aulas de dança do ventre, uma das primeiras perguntas que nos fazemos é "Como faço para ter uma roupa dessas?". Como o custo de uma roupa para dançar varia muito e confeccioná-la sozinha é bem complicado para a maioria de nós, eu sugiro que você tente antes fazer uma "lição de casa". Por mais tentador que possa parecer sair correndo para comprar os primeiros itens maravilhosos que você encontrar, se você estiver com um orçamento apertado, é bom dar um passo de cada vez. Existem muitos estilos para se escolher e você precisa descobrir qual é o mais adequado para sua personalidade, seu tipo de corpo e seus gostos. Além disso, escolher a roupa certa pode fazer sua experiência como dançarina ser ainda mais prazerosa.

Uma boa maneira de procurar por estilos legais de roupas de dança do ventre, é claro, é dar uma olhada em vídeos, DVDs, fotos e performances ao vivo. Ao observar outras dançarinas, você pode descobrir por quais estilos, cores e texturas é atraída, e quais irão cair bem para o seu corpo e expressar sua personalidade.

Roupa para aulas de dança do ventre

Provavelmente você tem elementos suficientes em casa para montar sua própria roupa para aulas de dança do ventre. E o melhor: sem gastar quase nada. Geralmente, o acessório mais importante para uma aluna iniciante é algum tipo de adorno para o quadril. Esse item ajuda a acentuar e definir os movimentos dessa região, tão comuns na dança do ventre. O acessório mais popular é o lenço de quadril, que pode variar quando é enfeitado com moedas e outros badulaques.

* Cuidado: Os lenços de quadril feitos com contas ou bolinhas de vidro podem ser perigosos se se soltarem da roupa, pois podem causar lesões pra lá de dolorosas nos pés. O melhor é deixar as contas de vidro apenas para shows e usar também calçados leves para evitar esse tipo de problema.

Bom, se você tem algumas peças legais em casa, pode misturá-las e fazer uma roupa bacana para suas aulas. Um tecido leve de pelo menos 1,50m serve como um lenço de quadril. Se tiver um xale com franjas, é ainda melhor. Outra idéia é enrolar também correntes por cima do lenço. Você ainda pode enfeitá-la com contas e coisas do gênero. Para a parte de cima, o legal é costurar paetês, canutilhos e contas a um sutiã com bojo ou bustiê. Ou se preferir, uma simples blusinha amarrada deixando o umbigo à mostra também fica legal.

As dançarinas de dança do ventre gostam de usar tanto saias de comprimentos variados, como calças no estilo 'harém'. Mas as calças legging ou de ginástica são as mais usadas durante as aulas. Confortáveis e práticas, basta colocar o lenço de quadril e outros efeites por cima delas e você tem a combinação perfeita para a ocasião.

Com as dicas acima, é possível montar um figurino simples e barato para suas aulas. Por mais desnecessário que possa parecer aos olhos alheios, é sempre legal se arrumar mesmo nesses momentos. A produção no estilo 'bellydance' faz a aluna iniciante entrar no ritmo mais facilmente, ajuda a se sentir mais 'dançarina'.

E você? Como costumar se produzir para suas aulas? Deixe um comentário!

8 comentários:

Anônimo disse...

Uma grande dica para quem quer roupas tanto para aula quando para apresentação é o Ateliê Nur Zareen. Eles fazem sob medida, com preços ótimos e o trabalho é de primeira. Eles também vendem online. O site pra quem quiser é o www.nurzareen.com.br

Hanna Aisha disse...

Acho que bordar a própria roupa algum dia é uma experiência e tanto! Minha primeira peça foi um conjunto de lenço de quadril e top. Vale muito a pena pq vc cria um modelo único, se distrai, coloca a imaginação pra funcionar e economiza MUITO.

Agora, eu faço minhas roupas constantemente, mas não deixei de comprar de grifes.

Tenho uma matéria sobre isso:
http://hannaaisha.blogspot.com/search/label/roupa

Celia disse...

Oi Hanna, adorei seu post sobre "roupas caseiras", eu já tinha lido antes e dado a minha opinião (sou muito lerda para bordar!), e quanto ao seu questionamento no post: sim, eu acredito que a roupa faz toda a diferença numa apresentação. Claro que tem bailarinas vestidas num pedaço de pano sem graça que conseguem ser "atrativas" (vide a Aida Hassan num pano reto azul na maioria dos vídeos dela no youtube), mas na hora de comparar uma dançarina belamente paramentada e uma de roupa de paetês, especialmente num concurso, a bailarina chique consegue atrair bem mais a atenção (claro que a dança conta muito, mas o "visu" é fundamental também).
Por isso vale mto a pena bordar e fazer suas roupas, mas se você tiver o jeito para coisa, faça roupas de diva!!

Anônimo disse...

Oiii
Também bosrdo muito bem, ainda não bordei peças arabes..mas...vou tentar.
Se ao menos vc tiver uma noção de como pegar na agulha..rsrsr..já pode começar, deixe a sua imaginação fluir e logo terá lindos resultados, ´muito divertido, nos distrai, e o melhor de tudo é ver o resultado..e quando as pessoas prguntarem onde vc comprou..simplismente vc dizer que vc quem fez..para min..isso é motivo de orgulho!!!

Cindy Ariela disse...

Eu estou aprendendo a bordar a minha roupa de dança agora,nunca comprei roupas de grife eu sempre fiz pelo ateliê da minha escola mas sempre quiz fazer com as minhas próprias mãos a minha roupa como as meninas diseram acima vc se distrai bastante bordando eu adoro .
beijinhos

Maíra cruz disse...

Bom . Costumo me vestir para aula com um traje bem alegre com cores marcantes e que seja bem confortável é claro!

Daniela Facanali Morim disse...

Olá. Gostaria de saber a opinião de vcs de qual tipo de corpete ou "peça de cima" ficaria bem em alguém que tenha muito busto... Esses sutiãs ou busties deixam metade dos meus peitos pra fora kkkk... tenho medo de acontecer acidentes na hora da dança... Será que se eu pegasse um top de malha um pouco mais fininho e bordasse ou costurasse um tecido mais fino bordado e soltinho nele ficaria legal???
Beijos a todas!!

Aninha odalisca disse...

Sou iniciante na dança,faço aula a um mês e meio,e costumo me vestir pras aulas com roupas de ginástica e lenço de quadril,sonho com minha primeira roupa de dança do ventre,mais no momento meu orçamento tá curto kkkkk,e também ñ tenho muito talento pra bordar,minha professora falou que vai ensinar a gente,vou tentar aprender.Beijos!!

Related Posts with Thumbnails