sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Poesia - Dance With the Wind

Dando uma olhada em sites internacionais, encontrei lindos poemas com o tema dança do ventre.

O primeiro a ser postado (e traduzido) aqui é Dance With the Wind, de Ellen Sander, "Shoshanim".

Colquei umas notinhas ao final do post para esclarecer alguns pormenores sobre a tradução. Lembrando que tradução nunca fica tão bonito quanto o original, por isso, pra quem quiser tem também a versão em inglês.

Dance With the Wind - Dança com o vento

Eu gosto de dançar com o vento

Ele sopra minhas velas*

e abre meu coração

Minha saia tremula,

meus véus voam e me levam em sua

mágica jornada.

Trememos como ondas de vento

sob o frio do crepúsculo

não permanecendo por muito tempo

na divisão entre os mundos

entre o crepúsculo e a escuridão.

A areia morde com seus pequenos grãos cortantes

meu tornozelo

como pulseiras, eles me envolvem

como se eu estivesse girando

e então percebo:

Estou girando.

Eu sei onde seu portão está trancado

Eu sei onde seu saveiro** está ancorado

Eu vejo a linha de sua pipa

girando com o vento

Eu voo, eu choro, eu danço com o vento

e ecoo sua respiração

que incendeia nossas almas

com uma sede espiritual

pela antiga, incessante,

misteriosa música.

Ellen Sander


Versão original em inglês:

Dance With the Wind

I like to dance with the wind.

It fills my sails

and opens my heart.

My skirt flutters,

veils soar and take me on their

magic journey.

We tremble like windripples

in the chill of twilight

not lingering too long

in the break between worlds

between twilight and dark.

The sand snaps tiny biting specks

against my ankles

like bracelets, they patter me

as if I am spinning

and then realize:

I am spinning.

I know where your gate is latched

I know where your sloop is anchored

I see the string on your kite,

looping in the wind.

I fly, I cry, I dance with the wind

and echo her breathing

that fires our souls

with spiritual wanderlust

into ancient, ceaseless,

mysterious music.

by Ellen Sander


*Vela de embarcação náutica, navio, veleiro.

**Saveiro: Barco pequeno, em geral de fundo achatado, utilizado na travessia de rios e na pesca a linha.

Poema do site Magical Motion

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails