domingo, 6 de setembro de 2009

Dança do Ventre em Filmes: Salomé (1953)

Eis aqui um clássico do cinema: Salomé com Rita Hayworth. Eis aqui um dos assassinatos da história (nesse caso bíblica) feitos por Hollywood. Nesse filme Salomé é boazinha, afinal ela é a protagonista, como fazer uma heroína psicopata e amante do amante da mãe? Quem gosta de uma história açucarada e não se importa com a falta de fidelidade à história, é um clássico!

Inúmeros filmes - em sua maioria sobre a vida de Jesus - retrataram a dança sedutora que levou Herodes a decapitar João Batista; a dança de Salomé está presente no imaginário da dança do ventre, ainda que não se saiba que estilo a bendita dançou. Sabe o mito que Salomé dançou a dança dos sete véus? Pois bem: vem deste filme! Depois disso quantas dançarinas do ventre já não ouviram a perguntinha capciosa se já aprenderam a dança dos sete véus, hein?

Nesse filme parece que Rita Hayworth andou estudando as dançarinas egípcias de sua época. Para nós do séc. XXI, a impressão é que ela não está fazendo dança do ventre, mas tem lá as características de seu tempo, como os braços, a forma de se deslocar, a postura e o trabalho com os véus; segundo a própria atriz foi a performance mais trabalhosa de sua carreira, que necessitou ser filmada e refilmada diversas vezes. Não é à toa que ela virou referência como a Salomé do cinema.

Aqui abaixo a dança, com destaque para a cena em que ela vê a cabeça de João Batista na bandeja. Deixou a Maria do Bairro no chinelo com esta interpretação!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails