terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dança do Ventre em Filmes: Rei dos Reis (1961)


Mais um pouco de Salomé no cinema! Afinal, diversos filmes retrataram a dança sedutora que em troca pediu a cabeça do profeta João Batista. Um desses filmes é "Rei dos Reis" de 1961, em que Brigid Bazlen, atriz norte-americana, interpreta este mito. Na época, a atriz foi criticada pelo papel, por não ser muito conhecida (só havia feito um filme!) e assim inexperiente para um papel de destaque. Posteriormente Salomé passou a ser considerado sua melhor atuação, e a cena de sua dança é constantemente referência para ilustrar a história de sedução.

Na sua dança podemos identificar alguns movimentos da dança do ventre americana de sua época e alguns passos indianos também, mas a maior parte de sua performance é quase acrobática. O figurino também é a la Nadia Gamal e um quê de Cleópatra, tudo para reforçar a imaginação orientalista do Oriente Médio.

Aqui abaixo a dança começa a partir do 04:00min aproximadamente. Apesar de não ter achado a dança em si lá sensual, realmente a expressão da atriz é tudo, ela encarna a perfeita psicopata, botou Yvone no chinelo! Herodes tinha tudo para ficar louquinho!

2 comentários:

Hanna Aisha disse...

O video não está mais aqui.

Celia disse...

Corrigido!! Obrigada por avisar!

Related Posts with Thumbnails