terça-feira, 7 de julho de 2009

Maquiagem: Olhos Árabes

Muitas dançarinas sabem o quanto um olhar marcante é importante numa apresentação! A dançarina se destaca, não só com os movimentos sinuosos do corpo, mas com a expressão do olhar, que deve ser atraente a quem a assiste. Para causar esta impressão cativante, a maquiagem é fundamental, pois os olhos bem traçados e pintados acendem todo o rosto da bailarina, e dão o quê a mais no seu figurino.

Dentre as variedades de maquiagem, temos os famosos olhos árabes (também chamados de "dramatic make-up"), aqueles que prendem a atenção de qualquer um. Quem nunca quis fazer uma maquiagem assim, e ficou com o olhar carregado, parecendo borrado e não pintado? Ou então que passava desapercebido, como uma maquiagem comum? Pois então buscamos os passos para quem quer aprender a fazer uma maquiagem marcante e digna de se chamar "árabe".

Primeiramente, para obter o olhar árabe temos três dicas básicas:
1 - Lápis preto! O delineador pode ser substituído por lápis quando se esfumaça, o importante é marcar ao redor dos olhos. Quem tem olhos pequenos - como eu! - deve passar lápis bege por dentro e o preto só por fora!!
2 - Pincel chanfrado! Sabe aquele traço embaixo do olho? Deu errado com lápis? Não tem mão firme? Eis que surge o pincel chanfrado juntamente com a sombra preta! Ele vai tornar o traçado mais natural para quem não tem habilidade, e serve também para delinear sombrancelhas, criar uma divisão entre o côncavo dos olhos, mil e uma utilidades!
3 - Iluminador (de preferência) ou corretivo!! Os olhos árabes precisam se destacar, e o contraste se dá pelo efeito do iluminar entre o côncavo dos olhos e as sombrancelhas e embaixo dos olhos depois de tê-los pintado.

Com essas três dicas, seu olhar árabe será muito mais bonito, podes crer. O efeito desta maquiagem está exatamente em mostrar o olhar denso em contraposição ao resto do rosto, leve, claro e limpo.

Vocês já sabem as regrinhas da maquiagem perfeita (rosto limpo, corretivo e base para os defeitos), depois de tê-las utilizado, devemos partir para os olhos, marcando-os com o lápis, (embaixo seguindo a linha dos olhos usando o pincel chanfrado com sombra preta, se preferir), e em cima podendo usar o delineador. Uma dica para escurecer bem o olhar, é passar o lápis nas pálpebras (como se fosse o delineador) e depois torná-lo uniforme com o pincel chanfrado; dessa forma o olho parecerá delineado de forma contínua. Na sombra, deve-se espalhá-la respeitando a linha do côncavo do olho, pois acima deve-se passar o iluminador ou uma sombra de cor clara ou próxima a cor da sua pele para evidenciar o traçado nos olhos. Por fim, rímel a rodo, isto é, rímel até seu cílio dizer "Chega! Sua louca!", passando de baixo para cima, procurando alongá-lo. Para quem puder, curvex e cílios postiços dão ótimos resultados! Atenção: As sombrancelhas são importantíssimas para compor esta maquiagem!! Devem estar feitas e bem marcadas, com lápis ou com sombra com pincel chanfrado (já perceberam que adoro esse pincel, né?). A linha da sombrancelha é fundamental para dar equilíbrio ao olhar, para deixá-lo imponente.

Claro que existem variações muito mais elaboradas para um olhar árabe, o que escrevi é só o básico do básico, para pelo menos se ter uma ideia de composição do olhar. Depois, a imaginação e os tutoriais do youtube levam a várias novas maneiras de criá-lo e recriá-lo! Que tal testar em casa? Para a sombrancelha recomendo o duo perfect da Contém 1g e como sombra a Vult! Seu rosto e seu bolso agradecem!

Abaixo vemos um exemplo de maquiagem árabe com a dançarina Dahab.

2 comentários:

ana disse...

muito linda a maquiagem perfeita

Galera do Vixe disse...

Perfeito!!!

Related Posts with Thumbnails