domingo, 5 de julho de 2009

Saida

A dançarina argentina Saida tem mais do que a dança do ventre como forma de contato com a cultura árabe: filha de imigrantes sírios, seu verdadeiro nome é Verónica Helou, já possuindo uma carreira de 18 anos na dança do ventre.

Bailarina clássica desde 1983, ingressou na dança do ventre em 1991 com o mestre Amir Thaleb (diretor da Arabian Dance Company), estudando folclore árabe e a dança árabe performática. Por dez anos, Saida foi a primeira bailarina desta companhia, e em 1994, ela fundou sua primeira escola de dança do ventre, atualmente com mais de 700 alunas.

No ano 2000, Saida passou a divulgar seu trabalho internacionalmente: primeiramente, se apresentou com a companhia de Amir Thaleb em Miami, ao lado do grupo Middle Eastern Dance Exchange de Tamalyn Dalal. Após este show, começou a realizar workshops com o músico Mario Kirlis por vários países, inclusive no Brasil, nos anos de 2003, 2005 e 2006 através do Festival Luxor.

Em 2002, Saida criou o grupo Rakkasah, com o qual realiza apresentações periódicas na Argentina, já tendo se apresentado também no Peru e na Colômbia. E em 2004, passou a integrar o grupo Bellydance Superstars do produtor Miles Copeland, gravando no ano seguinte o DVD "Solos From Monte Carlo" com a música "New Baladi" de Mario Kirlis e a música "El Baston" (presentes no CD Bellydance Superstars 3). Também em 2005, gravou seu primeiro DVD instrucional com o maestro Mario Kirlis.

Saida é uma dançarina reconhecidíssima na Argentina, a única que organizou por lá um seminário internacional de dança do ventre (trazendo nele Amar Gamal), e que é conhecida por todo o mundo. Em 2008, ela obteve o diploma de honra por ser a melhor bailarina de danças árabes na Argentina.

8 comentários:

Mahlika el Hana disse...

Há quem critique a Saida por seu estilo muito performático; há também quem imite cada passo que ela faz.
Eu sou do time que admira a Saida, sem dúvida ela é uma das bailarinas em quem me inspiro. Mas os passos mais "exagerados" eu deixo só pra Saida mesmo, rsrs.

Celia disse...

É verdade, algumas coisas que ela faz, é melhor não se arriscar muito a copiar, só sendo a Saida mesmo!

Anônimo disse...

La diosa...
falam muito dela, bem e mal, e eu defendo.
Saida conseguiu o que poucas conseguem durante a vida de bailarinas. Original, limpa, segura. Criou um estilo venerado e copiado, se tornou ícone de dança.
Acho que isso já a torna boa demais pra esse nosso mundinho pouco original xD

Anônimo disse...

A Saida é absurda...realiza os movimentos de uma maneira completamente própria - como jah foi falado aki... Não há como não admirá-la...

Alexandra Blogger.com disse...

Eu adoro a Saida e sinceramente quem fala mal dela é porque tem inveja, não por ela dançar lindamente, não por ela também ser muito bonita. Eu baixei todas as videos aulas dela.Ela é uma grande mestra da dança do ventre.

Heloísa Caridade disse...

Gente é uma questão de gosto...ela é muito boa, notório saber! Mas as vezes eu acho bruta algo nas mãos, gostaria que ela intercalasse movimentos mais suaves e leves com seu estilo agressivo e forte, somente umas pinceladas e eu já ficaria satisfeita...mas ela é ótima, sim,l claro, só que não me afino com tudo...

BellyDance Bahia - Joice Amaral disse...

Olá!
Alguém me informa o endereço da escola da Saida em Buenos Aires!!

Obrigada!!

Dança do Ventre Brasil disse...

ESCUELA DE DANZAS ARABES SAIDA
5411+4953-2232 Pres. José Evaristo Uriburu 353 Piso 2, cp 1027, Buenos Aires

Related Posts with Thumbnails