sábado, 25 de julho de 2009

Instrumentos Musicais: Qanun e Alaúde

O Qanun (ou Kanun) e o Alaúde (ou Oud) são instrumentos de corda, muito presentes nas músicas árabes. O Alaúde, trazido pelos mouros, gozou de muita popularidade na Europa nas Idades Média e Moderna, possuindo uma origem incerta. Já o Qanun provém do Oriente Próximo, é uma versão das antigas harpas egípcias. No Brasil, são poucos os músicos que sabem tocá-lo, e muitas vezes nos shows ao vivo, seu som é substituído pelo teclado ou pela flauta. Quando ele é substituído pelo teclado, sua leitura será a mesma, mas no caso da flauta não, o que veremos adiante quando estudarmos este instrumento.

Basicamente, ao som do Qanun e do Alaúde deve-se tremer! Mas entre eles, o tremido não é o mesmo: quando ouvimos o som de um qanun, ele é mais rápido do que o alaúde, mais vibrante, assim o tremido é mais contido, geralmente em meia-ponta e "joelho chiclete" (joelho soltinho, "bate e volta", o movimento em sua maior parte virá dele); no alaúde, o tremido é mais relaxado, os quadris ficam mais soltos, pois a vibração do instrumento é mais longa. Dessa forma, tem-se um tremido mais distendido, mantendo ainda o joelho como propulsor do movimento, mas relaxando-o mais para dar efeito aos quadris, acrescendo movimentos sinuosos. Em ambos os casos, não se pode esquecer dos braços!! Eles devem ser harmoniosos, suaves, como se estivessem "encantados". E claro, meninas: não se treme só parada! O tremido pode - e deve, para incrementar a performance - ser desenvolvido em ondulações (camelos, redondos, oitos em diversas formas) e andando, só basta ter criatividade!

Em minhas pesquisas na internet, percebi que o conceito difundido por Hossam Ramzy é hors concours; dificilmente se encontra opiniões elaboradas para os intrumentos melódicos que não tenham vindo dele. Como diz o velho ditado: "em time que está ganhando, não se mexe!", eu também vou aproveitar as postagens sobre instrumentos para usar as observações dele. Algo que achei interessante no que ele escreveu, e que realmente cabe muito bem na leitura que fazemos do qanun e do alaúde, é que quando se ouve estes intrumentos, estamos num momento do solista, não da dançarina. Realmente, os movimentos que as bailarinas fazem ao som deles traduzem esse sentimento, pois elas acabam por exaltar a imagem do solista. Interessante, não?

Como diferenciar um som do outro? Vídeos são bastante elucidativos, até porque se está vendo qual instrumento é tocado. Após diferenciá-los pelo som e visualmente, que tal fazer isso numa música clássica? No primeiro vídeo abaixo, em português, é a matéria do programa CIA ÓPERA NA MALA sobre música árabe, e o apresentador explica como é o alaúde, e depois também explica o Daff, o Derbake e o Snuj! Mas faltou o qanun, não é? No outro vídeo, podemos apreciar uma solista de qanun. Bom estudo!


Um comentário:

Hanna Aisha disse...

Amei ver a Yasmin Nammu, ela é maravilhosa!
Alaúde e qanum são instrumentos lindos mesmo.

Related Posts with Thumbnails