quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jamila Salimpour

Jamila Salimpour é uma das pioneiras da dança do ventre na América. Ela nada mais é do que a criadora do estilo tribal de dança do ventre e foi uma figura influente no mundo bellydancer por 50 anos! Sua forma de ensino e de desenvolvimento dos movimentos de dança ainda é utilizada em todo o mundo.

Nascida em 1926 em Nova York, de família siciliana, começou sua carreira como dançarina em 1942, trabalhando no grupo Ringling Brothers Circus. Neste grupo, ela desempenhou o papel de acrobata e dançarina, passando a compor em seu show elementos da dança oriental, influenciada por um filme de Tahia Carioca, o que para a audiência era como a verdadeira dança do ventre. Esta fusão de elementos orientais e o circo deu origem ao American Tribal Style (o que seria o estilo tribal que conhecemos), o qual ela começou a ensinar na década de 60, em Berkley. Em 1968, ela criou o grupo Bal Anat (Dança da Deusa Mãe), se apresentando no festival Renaissance Pleasure Faire, mostrando ao mundo uma forma diferente da tradicional dança do ventre de então, com grupos coreografados, compondo uma atmosfera mística, usando cobras, espadas, tatuagens, todo tipo de adereços: era a dança do ventre performática (American Cabaret), da qual Jamila era uma das precursoras.

Após esse festival, seu nome só cresceu, se tornando uma referência para a dança do ventre americana. Sua família passou também a se dedicar à dança do ventre: sua filha, Suhaila Salimpour começou a dançar aos 3 anos de idade, e hoje é uma dançarina renomada, e sua neta Isabella parece percorrer o mesmo caminho. Jamila, já com 83 anos, não mais se apresenta em shows, mas oferece workshops e aulas de American Tribal Style na escola de sua filha, permanecendo como um ícone da dança do ventre em todo o mundo.

6 comentários:

phoenyx1978 disse...

ola!!!gostaria de saber quamdo ira postar algo sobre shahrazad sahid sharkey?obrigada!!!!ey?obrigada!

Celia disse...

Postei hoje! Estava esperando reunir informações consistentes desta dançarina tão importante para a dança do ventre no Brasil.

Kajs disse...

Olá
Gostaria apenas de dizer que há um equivoco na informação. Na verdade, a criadora do estilo Tribal Belly Dance é Carolena Nericcio, criadora FatChance BellyDance. Porém eu considero que tudo começou com o Bal Anat e Hahbi'Ru. Apesar do estilo tribal ser genuinamente diferente nasceu da experiência com estes grupos.
Quero ressaltar que adorei o artigo e sou fã de Jamila Salimpour.
Obrigada por postar.
Jaya

Anônimo disse...

nota:
Aliás como foi bem dito em outro artigo publicado aqui em >Dança do Ventre Tribal<
"Carolena Nericcio, de início uma aluna de Masha Archer que, por sua vez, era aluna de Jamila Salimpour, criou um grupo de dança em São Francisco (Califórnia, EUA) com o nome de 'FatChanceBellyDance'. Com uma estética alternativa e o desenvolvimento de um estilo codificado de improvisação, o grupo rapidamente ganhou popularidade mundo afora ao trazer uma nova forma de dança no mundo Belly Dance: o estilo Tribal."
http://www.dancadoventrebrasil.com/search/label/Dan%C3%A7a%20do%20Ventre%20Tribal

Na verdade, é muito comum confundir aonde começou o estilo tribal pela estética folclórica e linearidade dos fatos ocorridos desde Bal Anat até FCBD.

Espero não se encomodar com a pequena correção que em nada desmerece o artigo. Gostaria de 'linkar' o site ao meu próprio site.
Um abraço
Jaya

Anônimo disse...

Incomodar*

Anônimo disse...

Ah. Desculpa de novo, Eu corrigi a palavra incomodar* acima, não assinei e ainda cliquei na opção errada (anônimo).

Relendo teu artigo me lembrei de uma foto que eu adoro da Jamila Suhaila e neta juntas e caracterizadas, linda as três gerações juntas. Você já viu? Se não posso achar e te enviar.
Agora foi a ultima postagem rs.
Jaya

Related Posts with Thumbnails