domingo, 12 de julho de 2009

Diferentes Estilos de Dança do Ventre - Estilo Libanês

A dança do ventre no Líbano possui algumas semelhanças com o Estilo Egípcio, utilizando-se muitas vezes das mesmas músicas árabes e de referências culturais, embora baseie-se geralmente na dança folclórica libanesa. A dança do ventre libanesa pode incluir complexos movimentos em seus padrões. A dançarina realiza intrincados movimentos de abdômen, quadril, com próprio modo de andar, além de movimentar elegantemente os braços, principalmente quando dança no estilo clássico, que possui muita semelhança com a Era de Ouro do Estilo Egípcio.

O estilo de dança do ventre libanês mais atual foi fortemente influenciado pela dançarina Nadia Jamal, que experimentou algumas fusões mais modernas incorporando elementos da dança ocidental em suas apresentações posteriormente. Depois dela, muitas dançarinas libanesas decidiram usar salto alto em suas perfomances, além de darem mais ânimo e energia às suas apresentações, deixando-as mais descontraídas. Alguns nomes muito conhecidos na dança do ventre libanesa incluem Kawakib, dançarina clássica; Suha Azar, dançarina contemporânea que ensina e dança no estilo clássico; Nadia Jamal, uma pioneira na fusão teatral da dança do ventre libanesa; e as representantes mais atuais, Amani, Samara, Dina Jamal e Maya Abi Saad.


6 comentários:

Vera disse...

Tenho dvd com a Nadia Gamal já não tão jovem e a mulher era uma coisa. Energia pura, além do charme, carisma e técnica. Das atuais conheço a Amani, que é delicada e graciosa, embora faça fusões com danças modernas nos seus shows e clips. Vou procurar as outras que vc mencionou. Uma curisidade: vc faz o curso de graduação em lingua e literatura árabe ou é outro curso na qual a língua está inserida como disciplina? É que li o post da Arabada e achei bem interessante. Bjos!

Celia disse...

Oi Vera! Olha, eu faço árabe no CLAC, um curso aberto à comunidade oferecido pela UFRJ. Eu comentei neste post aqui, as diferenças do árabe de acordo com o objetivo da pessoa. Se for do seu interesse aprender o clássico, e se vc morar no Rio de Janeiro, as inscrições para o CLAC começam dia 03/08.

Hanna Aisha disse...

Eu gosto do estilo libanês, é muito mais enérgico, apesar de dançar mais o egípcio. Procuro mesclar um pouco dos dois, mas o egípcio sobressai mais.
São estilos bem diferentes, apesar dos movimentos básicos serem os mesmos. Elas são muito mais expansivas, utilizam bastante os cabelos e a leitura musical é menos rica. Mas cai bem também!

Daniella Sarah disse...

Daniella Sahah Amo o estilo libanês e não foge da origem da dança como muita gente diz . Sinto uma sensualidade maior me identifico mais.

Celia disse...

Pois é, Daniella, o estilo de dança do ventre é uma escolha pessoal, nosso corpo e nossa personalidade que moldam a nossa dança. Por isso não leve em consideração opiniões que julguem um estilo melhor ou pior, todas dizem respeito a gostos pessoais, e não a uma questão de "certo ou errado".

Anônimo disse...

Olá pessoal, alguém saberia informar a nacionalidade da grande dançarina Dina Jamal, e se a mesma já fez ou vai fazer alguma apresentação aqui no Brasil?

Related Posts with Thumbnails