domingo, 9 de agosto de 2009

Ritmos: Soudi

O ritmo Soudi, ou Aadany, é característico do estilo folclórico Khaleege, uma dança presente no Golfo Pérsico. O nome Soudi, por sinal, vem de "Saudi" - saudita - uma homenagem, tanto no nome do país quanto do ritmo, à dinastia Al-Saud, unificadora da nação.

O ritmo Soudi, apesar dessa forte relação à Arábia Saudita, está presente em outros países, como o Yemen, Bahrain, Kuwait, Oman, Qatar e os Emirados Árabes Unidos. O ritmo Soudi, como muitos confundem, não é o Khaleege: este folclore tem variações dependendo do seu país de origem, logo não pode ser associado diretamente ao ritmo Soudi. Ainda que não sejam a mesma coisa, tanto o Soudi quanto o Khaleege terão basicamente os mesmos movimentos de leitura.

O ritmo segue a estrutura 2/4: DUM TAKATA, variando conforme a aceleração da música. No Khaleege, este ritmo pode aparecer com estruturas diferentes, de acordo com a região de origem do estilo (apesar de continuar sendo o Soudi para muitos, nessas versões alguns músicos passam a chamá-lo de acordo com o nome usado na região, como Aadany no Yemen, procurando diferenciá-lo), como, por exemplo, iniciar com dois DUM no início. Numa música clássica, o ritmo Soudi aparece para marcar o folclore da música, a sua leitura portanto é a de um Khaleege. Após a sua identificação, os instrumentos melódicos não poderão ser ignorados, pois estão acima da percussão e tem prioridade na leitura.

Abaixo, a música "arroz de festa" Azez Alaya para exemplificar o Soudi. Atire a primeira pedra quem nunca viu uma bailarina ignorar completamente o ritmo desta música e dançar totalmente fora do contexto!

6 comentários:

Hanna Aisha disse...

É o meu folclore favorito, junto do Falahi. E dá-lhe, Tony! ahahah

Rubi disse...

Essa sempre foi minha duvida, então o ritmo soudi eu só posso dançar o estilo de dança khalegy? e porque?
E parabéns pela matéria vc consegui colocar um assunto já tão batido e difícil de uma maneira simples, fácil de entender e muito original.

Celia disse...

Olá Rubi! Sim, o ritmo soudi basicamente temos que dançar o khaleege (que é um nome genérico para designar as danças da região do golfo pérsico - khaleege quer dizer "golfo").
Bem, o porquê é simples: você sambaria ao ouvir um forró? Para nós do Brasil é muito claro que ritmo de forró se dança forró, e samba é outra coisa! Mas você viu uns gringos sambando no frevo? Eu já vi na tv! Para quem é de fora, o ritmo não diz nada, então parece a mesma coisa! Assim, é o que acontece com o soudi! Ele é um ritmo regional que corresponde ao estilo de dança que chamamos de khaleege! Seria completamente esquisito para um "árabe" ver alguém dançando baladi com o ritmo soudi! Seria como sambar no forró para a gente!

Rubi disse...

obrigada Celia.

Carol disse...

Olá!
Parabéns pela matéria :)

Você conhece algum DVD que eu possa comprar, ou qualquer coisa que ajude a aprender direito esse ritmo? Sou louca para dançar khaleege, mas todo lugar que eu leio diz que as brasileiras quase sempre dançam errado e eu não sei em que fonte confiar, rs...
Muito obrigada!

(PS: se vc der aulas, também tenho interesse! rs... só tive uma aula muito básica na minha escola, não dá para montar uma coreografia por ex...) bjos!

Hanna Aisha disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Related Posts with Thumbnails