segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fadel Shaker

Fadel Shaker é um famoso cantor libanês, descendente de uma família palestina refugiada no Líbano, nasceu em 1° de abril de 1969 em Saida, cidade do sul do Líbano.

O talento musical de Fadel começou cedo, mais exatamente aos 15 anos. Ainda novo na carreira de cantor, Fadel interpretou muitas músicas de verdadeiras lendas árabes como Umm Kulthum, Abdel Halim Hafez, Farid Al Attrach, Mohammed Abdel Wahab e muitos outros cantores famosos de sua geração. Fadel precisou ultrapassar muitos obstáculos e privações antes de alcançar o sucesso.

A sorte do cantor começou a mudar justamente no ano de 1997, quando foi descoberto por um agente da gravadora Stallions Company e assinou contrato para gravar três álbuns. O primeiro, Wallah Zaman, foi lançado em 1998. Com o segundo, intitulado Baya'a El Qolob, lançado em 1999, Fadel obteve o 1° lugar em todas as paradas com a música que dava título ao seu álbum.

Em 2003, Fadel lançou a música Ya Ghayeb. Com grande sucesso, antes mesmo do lançamento do álbum ou de qualquer vídeo, a canção recebeu o prêmio de Melhor Música de 2003 das estações de rádio locais.

Fadel Shaker sempre se preocupou em cantar no estilo maqamat, considerado o mais difícil das melodias árabes. Além disso, o cantor sempre tentou preservar o verdadeiro estilo musical árabe em todas as suas músicas. Estas, por sinal, são conhecidas por não terem nenhuma influência ocidental.

Fadel conquistou muitos prêmios musicais durante toda a sua carreira e, em apenas 4 anos (1998 - 2002) ele se tornou uma das grandes lendas musicais do Oriente Médio. O cantor foi apelidado por seus fãs de Malek El Romansia, ou seja, O Rei do Romance.

Desde 2007, Fadel Shaker está trabalhando em um novo álbum com músicas compostas por ele mesmo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails