sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dança do Ventre em filmes: Ali Babá e os 40 ladrões (1954)

Segundo o Google Analytics, uma das buscas que mais trazem visitantes ao blog é a que contém as palavras "dança do ventre em filmes". Pois é, umas andanças pelo Google e não é difícil descobrir que não são só os filmes orientais que trazem essa temática. Os americanos e europeus, principalmente os mais antigos, são recheados de cenas com dançarinas famosas de dança do ventre.

Samia Gamal é uma das dançarinas que participou de diversos filmes nos EUA, França e Egito. Dentre eles, destaca-se 'Ali Babá e os 40 ladrões' (Ali Baba et les quarante voleurs, França, 1954) do diretor francês Jacques Becker. A história do filme é bem popular, mas para quem não conhecia muito bem ou só de passagem (como eu, hehe), lá vai: Ali Babá era um famoso ladrão que contava sempre com a ajuda de seus 40 homens. Um dia ele conhece a bela Morgiane (papel de Samia Gamal) por quem fica completamente apaixonado. Ele quer conquistá-la de qualquer forma, mas a jovem já está prometida a outro, o rico Kassim.

A entrada para o cinema acrescentou a Samia Gamal influências de balé clássico, jazz e dança espanhola e indiana.

Alguns vídeos com cenas de Samia em 'Ali Babá e os 40 ladrões':




*Algumas informações são dos sites e-Pipoca e Harem Dança do Ventre

Um comentário:

Celia disse...

Minhas observações nesse filme:
1 - A mocinha está com raiva porque foi chamada pelos anfitriões, e quando começa a dançar, fica toda toda, parece que esquece a quem está "entretendo", deve ser a bipolaridade...
2 - Tenho pena do pão que o cara amassou... Por sinal, tenho pena de quem comeu aquele pão! Tava duro!
3 - As calçolas daquela época marcavam nitidamente a barriga... Hoje as barrigas caem, antes se dividiam em duas partes.
4 - A Samia Gamal tinha um piercing no umbigo? Que moderniénha!

Adoro ver filmes com dançarinas, especialmente antigos! A gente nota cada diferença!

Related Posts with Thumbnails