sábado, 1 de agosto de 2009

Instrumentos Musicais: Flauta Árabe

Na música árabe comumente encontramos quatro tipos de flauta: a Mizmar, a Nay, a Kawala e o Mijuez. Destas, a Nay e a Kawala possuem um som melódico semelhante, podendo ter a mesma leitura, diferentemente da Mizmar, e do Mijuez, que têm toda uma característica folclórica e aparecem em momentos bem específicos nas músicas clássicas.

A flauta Nay é bem antiga, data aproximadamente 5.000 anos, tendo já sido encontrada em escavações na cidade de Ur, na Babilônia. Originalmente é feita de cana seca (em persa, Nay significa "cana"), mas há versões modernas de metal, possuindo 7 furos. Existem 7 tipos de Nay: Kerdene, Doga, Boussalik, Jaharka, Nawa, Husseini e Ajam, todas se diferenciando entre si de acordo com sua afinação (nota de base). O som da Nay não é utilizado somente para a música como diversão, mas também com fins religiosos, como no caso do sufismo, devido ao seu som profundo.

A flauta Kawala, de origem egípcia, é praticamente a Nay, com a diferença de possuir 6 furos, ao invés de 7. Existem 9 tipos de Kawala, variando em tom e em tamanho (são os mesmos nomes das variações da Nay, além das versões Salamia e Zumarah).

A flauta Mizmar é o conhecido "mosquitinho", dos leigos, devido ao seu som estridente. Feita de madeira, tem seu formato um mix entre a flauta doce e o oboé, não sendo muito longa. Possui também variações, nesse caso regionais, com a Zurna na Turquia e a Ghaita no Marrocos.

E então, como ler estes instrumentos? Vamos apelar ao Oráculo, leia-se: Hossam Ramzy. As flautas Nay e Kawala possuem um som melódico, linear, a sua leitura deve ser feita com movimentos sinuosos, ondulações, ou seja, deve haver um certo ar de encantamento, a dançarina vai ser aquela serpente encantada pela Nay (Quem não se lembra deste clichê?). Hossam Ramzy aponta também que estas flautas podem vir com notas separadas (como se fossem dedilhadas), e nesse caso a bailarina pode tremer ao som delas, mas ao som linear, não se deve fazer inovações, apenas seguir o ritmo.

No caso da Mizmar, numa música clássica, em 99 % das vezes que a ouvir, será para marcar um saidi, em sua versão folclórica. Isto é: pule! Se a base rítmica for um saidi, o Mizmar estará dando a ele seu tom folclórico. No resto, o som da Mizmar pode ser lento, rápido, longo, curto, o que guiará sua leitura será a ocasião: solo do músico (movimentos sinuosos se não for antes da entrada da música, pois senão é a apresentação da banda, e a bailarina deve esperar), folclore (não necessariamente o saidi, marcado conforme o estilo folclórico), floreio (também movimentos sinuosos), entre outros.

O Mijuez é feito de bambu, é semelhante em sua forma com uma flauta de pan, mas seu som é extremamente parecido com o mizmar. O Mijuez indica um dabke, que é um folclore característico do Oriente Médio, e que já falamos aqui.

Vamos identificar o som dos instrumentos? Primeiro vídeo, temos a Nay, entoada por um solista (lembrem da serpente saindo da caixa!); depois temos a Kawala, vídeo o qual um homem monta a flauta a partir da cana, e no final faz uma demonstração dela; a Mizmar, com várias imagens ilustrativas e seu som característico; e por úlitmo um solo de Mijuez.




7 comentários:

Hanna Aisha disse...

Excelente, parabéns!

priscilla disse...

gostaria que voces colocassem letras de musicas em ersao flauta voces sao burros de nao colocar as letras

Celia disse...

Versão Flauta? Você quer dizer as partituras?
Priscilla, existem maneiras mais educadas para se pedir uma coisa! Mande um e-mail, que nós te atenderemos no que for possível.

Reis disse...

Tenho grande interesse na música árabe. Não sei por que, mexe comigo. Ainda mais quando entra o instrumento de percusão. Por gentileza gostaria de obter alguma partitura para flauta ou piano. Sei que este tipo de música foi feita para instrumentos característicos do país de origem. Se houver algo, desde já agradeço!

Celia disse...

Olá Reis,
Eu só tenho 1 partitura da música Raksat Kahramana do Farid Al Atrash (http://youtu.be/O27Ov1M66NQ), se você quiser, manda um e-mail pra gente que te passo.

Unknown disse...

onde compro uma Flauta Ney ?

Unknown disse...

Como e onde compro uma Flauta Ney ?...original e afinada !..obrigado .

Related Posts with Thumbnails