quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dança do Ventre Gótica

Pegando carona no post que vi no blog da Luana Mello e me chamou bastante a atenção, o que seria a dança do ventre gótica (gothic bellydance)?

À primeira vista podemos perceber que é uma faceta da dança do ventre tribal, tanto que aqui no Brasil não há uma distinção clara entre estes dois estilos, as dançarinas assumidamente tribais investem em elementos comuns ao estilo gótico, mas não se posicionam como dançarinas puramente góticas. Muito diferente do que acontece nos Estados Unidos, berço do estilo tribal e do estilo gótico, este último é visto como um estilo independente, já com uma produção própria de dançarinas, vídeos e shows. Todas essas variações criadas no berço norte-americano, em sua maioria, se caracterizam pelo termo Bellydance Fusion, e não só encontramos o estilo gótico, mas também cigano, nipônico, indiano, entre outros, associados à dança do ventre.

O estilo gótico já existe há quase 10 anos, tendo se definido melhor há uns 5, proveniente das tribos urbanas góticas dos EUA, combinando música indiana e do Oriente Médio com música ocidental, especialmente Metal Gótico, Metal Punk e recentemente techno. As bandas que contribuíram para compor o repertório dessas dançarinas, por exemplo, foram The Sisters of Mercy, Dead Can Dance, Vas e Faith and The Muse.

O estilo gótico se divide em duas subcategorias: a dança profundamente fundamentada na cultura gótica, seria o puramente gótico, e a outra seria a de inspiração gótica, isto é, que agrega elementos, mas não se estrutura em estudos e composições desta cultura. Podemos dizer que a primeira é para os aficcionados, aqueles que mergulham e trazem na dança elementos percebidos por quem é do meio, e a segunda é para quem busca o entretenimento simplesmente. A dança do ventre gótica não visa parecer "estranha", ou um "filme de terror caseiro", ela tem como finalidade transformar em arte o lado obscuro da alma (profundo, não?). Para isso a bailarina, sozinha ou em grupo, procura desenvolver um vocabulário de dança que mostre compenetração, sedução, sofrimento, usando até mudras (posições sagradas indianas) para evocar uma aura de encantamento e mistério. As apresentações são sempre coreografadas, trabalhadas, toda a dança segue um objetivo: criar uma dimensão nova, que exprima dança e sentimento unidos em uma densa interpretação.

O figurino das bailarinas não fica atrás das dançarinas tribais, mas alguns elementos se destacam: o preto, as peças metálicas e as roupas feitas de materiais plásticos. As bailarinas investem em maquiagem drag e um penteado elaborado, assim como no estilo tribal, mas todo o visual tem um quê dark, podem usar meias arrastão, couro, espartilhos, tudo preto, beeeem preto! Maquiagem para ficar bem pálida também é o objetivo, resumindo: o visual é vampiresco mesmo!

Aqui abaixo ficamos com a música Cantus da banda gótica Faith and The Muse (já pensei numa coreografia para ela!) e também uma compilação/trailler do DVD Gothic Bellydance Revelations. Realmente é um outro mundo!



7 comentários:

Luciana Nogueira disse...

Não sou praticante de Dança Tribal, gosto mesmo de Dança do Ventre tradicional, mas tive a oportunidade de ver a MARAVILHOSA bailarina de Gothic Tribal Fusion, Aryellah, no Encontro de Tribal da Bele Fusco no mês passado. Recomendo muuuito o material dela para quem quer se aprofundar neste estilo.

Celia disse...

Poxa que legal, não a conheço. Agora que você comentou, até procurei por algo dela, mas não encontrei vídeos, nem nenhuma informação no google, uma pena! Sabe onde posso encontrar?

Hanna Aisha disse...

Tb não sou adepta do estilo e apesar de não ter muita vontade de aprender, respeito muito mesmo. Os desafios impostos ao corpo e à criatividade são incríveis!
Eu até curto lances mais exóticos, mas creio que eu precise ver mais videos sobre esse estilo em particular.
Lu, vc tem esse DVD anunciado?
Beijos

Celia disse...

Meninas, consegui um DVD em que aparece a Aryellah, é o Magic - Fantasy Bellydance. Procurem sobre ele no google, é muito interessante: ela ensina os passos de uma coreografia, mostrando os posicionamentos dos braços, os passos, a postura para a dança do ventre gótica,e no final dança impecavelmente!
Acho que o DVD vale só pela performance dela!

Celia disse...

Aqui a Ariellah a partir do minuto 4:20
http://www.youtube.com/watch?v=DW-Kl8A2zE0

Unknown disse...

Olá!!!
Sou bailarina de Gothic belly dance
e, particularmente, não acho que o Gothic belly dance seja parecido com a dança tribal.
São os movimentos da dança do ventre tradicional com som gótico apenas.

=)

Una disse...

Sou também bailarina de danca do ventre gótica desde 1997 e hoje dou aula na Alemanha. Dizer que é "apenas" danca do ventre com som gótico acho muito pouco, mas encaixar no Tribal também nao é lá muito certo. DV Gótica é extremamente ampla - pode ir desde tribal até fusao de DV com ballet contemporaneo, e até Burlesco tem feito um baita sucesso do lado de cá.
No fim foi uma mistura de vários estilos de dancas orientais e fantasy - inclusive tribal- com a estética da sub-cultura gótica. Acho que tentar encaixar e "engessar" a DV Gótica em um único estilo ou "catálogo" de movimentos estraga exatamente a liberdade de expressao que a originou. E também é uma pena é reduzir a DV gótica a roupa preta, maquiagem branca e cara de bruxa má...

Related Posts with Thumbnails