sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dança do Ventre Cigana - "Gipsy Belly Dance"

O estilo cigano na Dança do Ventre vem de uma interpretação ampla e liberal das danças ciganas, primeiramente da Turquia, Espanha, dos Balcãs e do Egito. Acredita-se que os ciganos (também chamados de 'romanichéis') são originários do norte da Índia. Estes teriam migrado em direção norte e leste no Oriente Médio e na Europa, desenvolvendo cada vez mais o estilo original de sua dança ao acrescentarem elementos das diferentes culturas com quem tinham contato. Na década de 1960, as dançarinas americanas começaram a incorporar elementos do vestuário, da música e dos passos ciganos às suas apresentações de Dança do Ventre.

Movimentos: o estilo cigano utiliza técnicas e movimentos de dança do ventre, adicionando a eles passos ciganos e do folclore oriental. A dança cigana, aliás, é conhecida por sua paixão, exuberância e energia. As dançarinas ainda utilizam adereços como pandeiros e snujs. Já as saias, tão comuns hoje em dia na dança do ventre cigana, não eram vistas com bons olhos entre as dançarinas no passado.

Música: As canções ciganas mais "puras" e tradicionais são usadas na dança do ventre, porém são mais comuns as músicas que trazem uma mistura de elementos ciganos, turcos, árabes e europeus. Violinos, guitarras e pandeiros são alguns instrumentos bastante comuns também.

Roupas: Tecidos pesados em tons opacos são usados em saias volumosas e calças no estilo "harém"; na parte de cima, as dançarinas usam e abusam de blusas e tops decotados e/ou com mangas também volumosas. As saias são geralmente onduladas (como no flamenco). Nos quadris, é comum o uso de xales com franjas e de cinturões de metal. Na cabeça, a dançarina ainda pode usar uma espécie de lenço ou adorno.

Nos vídeos a seguir, o primeiro traz uma curta apresentação da fusão entre a dança cigana e a dança do ventre. Já o segundo traz uma apresentação um pouco mais voltada para a fusão com o flamenco.



4 comentários:

alediopsicologotranspessoal disse...

parabéns lindo o site e se me permite essa modelo vestida de cigana, lorinha, com roupa cigana e detalhes lilas é belíssima. qual o nome dela?
adorei o site

Celia disse...

Olá! O nome dela é Meaghan, ela é norte-americana e dançarina de uma fusão de dança do ventre com estilo céltico e cigano. Ela é fundadora do grupo Celtic Gypsies Dance Troupe e também é estilista, a roupa da foto foi ela que fez!
Mais informações sobre ela você encontra aqui: http://www.celticgypsies.com/

Vixe Mainha disse...

Adoro algumas fusões , principalmente ciganas e flamencas.São lindas!
Abordar esses temas em seu blog é tudo de bom.
Abraços.

Unknown disse...

Oi flor!
Sou aluna de dança do ventre há cinco anos e professora de dança cigana há um ano (eu fiz aulas durante 02 anos).
Amo seus posts!!!! Posso copiar teu texto, para levar as minhas alunas?
Beijos e obrigada!!!!!

Related Posts with Thumbnails