sexta-feira, 5 de março de 2010

Ritmos: Rumba e Bolero

A Rumba e o Bolero são ritmos claramente ocidentais, incorporados à dança do ventre pelas naturais trocas culturais em meados do séc. XX. A Rumba e o Bolero são originalmente da Espanha, mas possuem modificações por toda a América Espanhola. Na dança do ventre estes ritmos aparecem em músicas clássicas e em algumas músicas modernas egípcias.

O Bolero, na dança do ventre, é tido como uma versão mais lenta da Rumba. A Rumba possui a estrutura 2/4: DUM DUM TAKA TAKA. E o Bolero possui a estrutura 4/4: DUM TAKA TA TAKA. Estes ritmos costumam aparecer em momentos mais lentos da música, podendo ser a base de um Taqsim ou até mesmo ser o ritmo de entrada da música (como é o caso da música Balady Solo). Ambos combinam imensamente com véu, deslocamentos e arabesques.

Aqui abaixo dois vídeos para exemplificar os ritmos: Saida ensinando movimentos para ler o ritmo Rumba e Zahira Nader se apresentando com um Bolero Árabe:



3 comentários:

Camila Flavia disse...

Célia, obrigada pela sua visita no meu blog, muito enriquecedor seu comentário! Gostaria que vc desse uma segunda olhada na postagem sobre o comercial, pois expûs um pouco do meu ponto de vista através dos comentários.
Muito interessante este passeio pelos ritmos que vc está fazendo.

Natasha disse...

Olá!

Interessante o post. É sempre bom conhecer e estudar um pouco mais os ritmos presentes na dança do ventre.

Beijos!!

Celia disse...

Olá todas! Acho interessante mostrar os ritmos para as dançarinas, especialmente para aquelas que querem dançar músicas clássicas. O que tem de mais lindo na dança do ventre é ver uma bailarina explorar e traduzir cada momento da música!

Related Posts with Thumbnails