quarta-feira, 10 de março de 2010

Plágio Descaradado na Música Negra Norte-Americana

Geeeente, zapeando pelos blogs da vida (é o meu "Jornal Nacional", ler blogs, hehe), encontrei o excelente Orientalices da Camila Flávia. Lá ela aborda vários temas relacionados ao "oriente", com opiniões muito próximas das minhas (como "Brasileira não é só bunda", quem não passou uma situação desagradável com gringos?). Mas lendo aqui e acolá, vi algo que acho que precisa ser divulgado a todos os cantos!!! A música negra norte-americana não tem só aquela sensação de "música árabe", ela é uma música árabe roubada descaradamente!!

Há um vídeo circulando no youtube com 3 canções de suposta autoria do Timbaland, mas que na verdade copiam 3 músicas árabes em sua harmonia (melodia e percussão). Como eu havia comentado em alguns posts de ritmos, os ritmos árabes não ficaram restritos ao Oriente Médio e Próximo, no Nordeste Brasileiro temos diversas músicas com ritmos íntimos da dança do ventre, como o malfuf, o ayoub, entre outros. Esses ritmos vieram com os escravos - o que a Camila também salienta - e nos EUA, eles estão presentes nas músicas negras. Os camelos da Beyoncé podem ter sido uma importação recente, mas aquela batida é uma troca cultural bem mais antiga. O que não esperávamos, entretanto, era que um dos maiores artistas negros norte-americanos, não satisfeito em ter os ritmos árabes em sua cultura, foi até lá pegar a música e usar como sua autoria!!!!

As músicas plagiadas e suas respectivas versões são as seguintes:
Don't you know What to tell Ya de Aaliyah = Batwanees Beek da Warda
More Than a Woman da Aaliyah = Aloly Ensy da Mayada El Hennawy
Big Pimpin do Jay-Z = Khoshara Khoshara do Abdel Halim Hafez

Em entrevista a uma rádio, Timbaland admitiu que copiou a harmonia das músicas para fazer "suas composições", mas estranhamente disse que "não considera isso plágio", mesmo não tendo dado os devidos créditos às canções originais. Além disso, não só as músicas árabes passaram pela maliciosa edição de Timbaland, uma música finlandesa também foi plagiada para fazer a canção "Do it" cantada pela Nelly Furtado.

Aqui abaixo apurem seus ouvidos e percebam como as músicas árabes foram usadas por Timbaland:

4 comentários:

Vivi Chaves disse...

Meu Deus que absurdo! Não acredito! Fiquei chocada quando ouvi as músicas. Isso não deve ficar assim, é extremamente desrespeitoso e injusto. Assim é fácil fazer milhões e ser famoso nos EUA. Quem pode fazer algo?
Muito triste! E ainda tem gente por lá que insiste em falar mal de árabes ... mas esse assunto fica pra outro dia!

Amar el Binnaz disse...

Celinha só para constar: AMEYYYYYYYY o novo layout viu?

Beijim

Verinha

Gabi disse...

Como a sociedade é hipócrita,suja!!!
Há oportunista pra todos os lados!!

Lívia Carine disse...

HUAHUAHUA Caraca adorei esse post!!!

Meu namorado adora hip hop...vou mostrar pra ele...e eu adoro big pimpi..já entendi agora pq!

Baixei a musica original! rs Beijos

Related Posts with Thumbnails