quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Souad Hosny

Souad Hosny foi uma das atrizes mais famosas do Egito, tendo se destacado também como dançarina e cantora. Teve um caso com o cantor Abdel Halim Hafez, e como a maioria das artistas, casou-se várias vezes. Ela fez sucesso numa época em que os filmes egípcios usavam e abusavam da dança do ventre, e muitos dos seus papéis eram de dançarina do ventre (saber dançar era um requisito para ser atriz!). Souad foi além desse quesito e também cantava muito bem, o que lhe rendeu várias músicas de sucesso (como Ya Wadd Ya Tageil regravada pela Nancy Ajram). Ela também era meia-irmã da cantora Nagat Al Saghira, que canta a música Ana Bastanak.

Souad Hosny foi "descoberta" ao cantar numa rádio e gravou seu primeiro filme aos 16 anos. Ao todo, ela fez 83 filmes. Em todos ela cantava e dançava, mas sua voz aparece muito mais do que sua dança. Ainda assim, o que eu vejo nela é aquela alegria, aquele sentimento que eu sempre procuro numa dançarina do ventre. São poucos trechos que ela realmente dança, mas quando temos essa oportunidade, ficamos envolvidos com seu carisma. Talvez seja também porque ela era extremamente expressiva, o seu talento como atriz permitiu que ela não ficasse muito atrás das dançarinas do ventre propriamente ditas. Por representar uma mistura de simplicidade e beleza, os egípcios a apelidaram de "Cinderela".

Em 2001, Souad morreu misteriosamente quando planejava lançar sua biografia. As circunstâncias de seu falecimento nunca foram plenamente esclarecidas (ela caiu do 6º andar do prédio onde morava), mas a polícia registrou sua morte como suicídio. Apesar de ter parado de fazer filmes dez anos antes de sua morte, Souad permaneceu na memória de seus admiradores, assim como permanece até hoje, pois é tida como um dos maiores símbolos da época de ouro do cinema egípcio.

Aqui uma parte de um filme em que Souad Hosny dança:



E aqui a música feita por Abdel Halim Hafez em homenagem a ela após o rompimento, pois continuaram amigos:

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails