quinta-feira, 3 de junho de 2010

Deslocamentos: Escorpião

Os deslocamentos, como o próprio nome já diz, são os movimentos que as dançarinas usam para andar pelo palco, ou seja, "se movimentar dançando". Existem diversas maneiras de se deslocar, muitas delas "emprestadas" do Ballet, como o arabesque, mas hoje vamos começar pela curiosidade da Laurinha: o Escorpião!

Provavelmente vocês já conhecem este movimento, mas com esse nome, acho que só eu mesmo!! Caramba, que dureza encontrar um vídeo para exemplificar!! De qualquer forma, para mim não tem como chamar com outro nome, é nítido para mim se chamar "escorpião". Ele é um dos movimentos de deslocamento que mais podem ser incrementados, você pode fazê-lo tremendo, com um camelo, com redondo, com oitos, acho que com tudo! Mil e uma utilidades!

Bem, o Escorpião tem duas formas: alternando ou não a posição da perna. Compliquei? Com alternância: meia-ponta, pise com o pé direito na frente, desça o lado direito do quadril para baixo, eleve à posição normal o quadril, pise com o pé direito atrás, desça o lado direito do quadril. Conforme pisar se movimente para o lado direito. A mesma coisa com o lado oposto para ir para o lado esquerdo. Agora sem alternância: meia-ponta, pise com o pé direito na frente, desça o lado direito do quadril, não tire o pé direito da frente, só desloque seu peso para o pé esquerdo que está atrás, quando jogar o peso para o pé direito que está na frente, vá pisando para o lado direito, se deslocando. O mesmo para o lado esquerdo. Reconheceram o movimento?
IMPORTANTE: Os braços devem estar posicionados, ou seja, está deslocando para o lado direito, então braço esquerdo esticado e braço direito na horizontal (olhem a fotinho acima).
IMPORTANTE²: O pé que está na frente - direito ou esquerdo - que indicará a direção que você deslocará (direita ou esquerda). Exemplo: pisei com o pé esquerdo na frente, eu desloco para o lado esquerdo.

Agora, incrementando o Escorpião:

Escorpião com tremido: para tremer e deslocar nesse movimento, a perna que estiver de apoio (onde você estiver se apoiando enquanto alterna o seu peso entre as pernas para andar) será a que você tremerá. Exemplo: pisei na frente com a perna direita, ela treme, quando meu peso for para a perna esquerda, esta que tremerá. Se você conseguir fazer essa alternância de tremidos sem solavancos, vai parecer que o tremido é contínuo. Chique, não?

Escorpião com camelo: quando você pisar na frente (pé direito ou esquerdo) ondule o abdômen, podendo ser o camelo normal ou invertido (como já explicamos aqui). Exemplo: Pisei na frente = camelo, peso atrás (sem camelo), pisei na frente = camelo.
Com camelo dá para fazer o Escorpião para frente e para trás. Assim: ao finalizar o camelo, ao invés de pisar para o lado, pise para frente ou para trás: camelo, pise à frente; ou camelo, pise atrás. Ah, você pode fazer dois camelos e pisar, dá mó visu!

Escorpião com oito: Nesse você só vai "desmembrar" o oito entre as pernas. Assim: pisei com a perna direita na frente, começo o oito levando o quadril para a direita (qualquer oito), ao jogar o peso para a perna esquerda, finalizo meu oito no lado esquerdo.

Escorpião com redondo: segue a mesma lógica do oito, a ênfase do lado do quadril será de acordo com o ponto de apoio do peso (esquerda ou direita). Exemplo: piso na frente com o pé direito, inicio o redondo da direita, levando para a esquerda, o redondo chegou na esquerda, meu peso tem que estar apoiado na perna esquerda. Ah, claro, andando!

Escorpião com twist: Conforme se deslocar no Escorpião para o lado do pé que está na frente, faça o twist ("sacudir" o quadril) para o mesmo lado.

Se eu encontrar vídeos mais consistentes, coloco aqui. Como deu pra perceber, o Escorpião é o movimento que permite deslocamentos laterais, o que não impede de ser feito para frente ou para trás ao ser associado com o camelo. Aqui abaixo, Renata Lobo exemplificando o Escorpião:
00:16 - Escorpião com tremido
00:30 - Escorpião com twist

5 comentários:

Elaine Cris disse...

Ah, entendi... É que quando eu fazia a aula a professora costumava chamar esse movimento só de deslocamento pra lateral mesmo... Oito com deslocamento lateral, twist com deslocamento, shimmie com deslocamento...
Eu sou aqui de Minas e às vezes viajo na maionese quando leio as meninas de São Paulo e do Rio falando o nome de alguns movimentos e depois eu descubro que alguns eu já conhecia e outros não, rsrs.

Abçs

Marcelly disse...

Oi !!!
Caramba eu nunca ia imaginar q esse movimento se chama "escorpião", rsrs !!!
Minha profe chama só de deslocamento lateral mesmo, rsrs !!!
Ah, seu blog é maravilhoso, parabéns !!!
Beijocas !!!

Marcia Valeria disse...

Olá
Adorei...hehe, vc é muito criativa, demorei um pouco pra capitar a ideia do escorpião, mas quando segui o paço a paço vi o deslocamento!! chic mesmo!!

è por estas e outras q eu gosto desse blog!!

Abraços
Marcia

Mariyah disse...

Adorei a explicação do passo lateral_ escorpião...me ajudou muito..beijos Mallya e parabens..sempre ensinando com simplicidade e sabedoria...

Alexandra Blogger.com disse...

É só assistir o vídeo que você pega o jeito.

Related Posts with Thumbnails