quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Taqsim

O Taqsim não é um ritmo, não é um estilo, não é um folclore. Muitas pessoas confundem este nome para denominar um ritmo e/ou uma melodia lenta em uma música, especialmente numa música clássica. O Taqsim é uma improvisação melódica de um instrumento, ou seja, qualquer improvisação de um instrumento melódico (flauta, violino, quanoun, alaúde, etc), podendo vir acompanhado ou não de um ritmo na percussão.

Existem alguns ritmos que aparecem predominantemente para acompanhar o taqsim: Wahda Wo Noss ou Wahda Kabir e o Ciftelelli, sendo o Wahda uma versão mais simples e lenta do Ciftelelli. Assim sendo, ao ouvir uma base rítmica na percussão e a improvisação de um instrumento melódico, a melodia é o Taqsim e o ritmo ou é Wahda Wo Noss ou é Ciftelelli.

Ao ouvir o Taqsim, os movimentos deverão ser sinuosos, acompanhando a melodia. O ritmo não deverá ser marcado na dança, somente o acento do ritmo poderá ser lido pelo corpo. Algumas dançarinas costumam seguir a percussão durante o Taqsim, entretanto a dança perde muito deste momento que deveria ser de "encantamento" pela melodia. O Taqsim é o "grande lamento", quem já viu a Dina chorando nessa hora? A improvisação é praticamente a fala do instrumento, é como se ele estivesse dizendo algo denso e profundo, que deve ser lido com entrega. Marcar somente a percussão é ignorar todo esse apelo sentimental que é próprio do Taqsim.

Aqui abaixo a Dina sofrendo no Taqsim:

2 comentários:

Eve disse...

Adorei esse texto! Agora sei realmente o que é Taqsim - que eu amooooooooo! Obrigada por compartilhar conosco essa excelente informação.

Beijocas

Eve
http://coisinhasdeeve.blogspot.com

Hanna Aisha disse...

Boa definição de taqsim!

Related Posts with Thumbnails