sábado, 3 de outubro de 2009

DVD para Iniciantes na Dança do Ventre

Muitas pessoas me enviaram e-mail pedindo referência de um DVD para iniciantes. Bem, apesar de eu ter dado muitas dicas, tenho uma preocupação: eu acredito que o DVD é um complemento para quem está fazendo aulas práticas de dança do ventre, ele não pode substituir a aula "ao vivo". Por que isso? Bem, as meninas que hoje dançam sabem quanto foi difícil começar a separar o quadril do resto do tronco, a alinhar a postura para não prejudicar a coluna, a ter leveza, vocabulário, etc. Imagine fazer isso sozinha? Um desastre, não? Quem vai te corrigir? Quem vai olhar e dizer onde você está errando? Até para quem já está fazendo aula, recomendo que coloque um espelho do lado da televisão para ver seus movimentos, pois sem ainda domínio do nosso corpo na dança, nós não temos a noção do que estamos realmente fazendo.

Por isso quem deseja fazer dança do ventre, procure uma professora. É impossível ser autodidata em dança do ventre? Não, quem já fez alguma dança, jazz, flamenco, especialmente balé, realmente tem mais facilidade para aprender a dançar, mas todo o acompanhamento é necessário, para limpar movimentos e especialmente não provocar alguma lesão muscular. Sabe aquela dançarina maravilhosa? E sabe aquela dançarina toda desconjuntada? A diferença entre as duas é a prática e principalmente uma boa base de aprendizado. Um vício na dança pode ser incorrigível, por isso todo cuidado é pouco para não ter braços tortos, mãos "garras", costas reclinadas ao dançar, entre outros. Quem vai nos guiar para um aprendizado correto é uma boa professora!

Ah, outro cuidado: pesquisem antes de procurar uma professora de dança do ventre! Como li no blog da Luanna Melo, existem muitas professoras de dança que estão despreparadas para dar aula, que mal aprendem a fazer um shimmy e já saem fazendo escolas, enchendo suas aluninhas com seus próprios vícios. Para conhecer melhor um trabalho de uma professora, primeiramente vá assistir a uma aula experimental (geralmente de graça), veja se você gosta do estilo de ensino dela; procure sobre ela no google e no youtube, para saber se ela tem longa experiência e nos vídeos para ver como ela dança, e tente encontrar alunas dela (muitas alunas ao se tornarem profissionais, pegam o "sobrenome" da professora, e muitas delas também comentam nos vídeos, siga o link!) para confirmar se as pupilas realmente aprendem a dançar como ela (muitas dançarinas são divinas no palco, mas não rendem tanto como professoras!). Assim você correrá menos risco de arrumar alguém que vá trazer mais perdas que ganhos ao seu aprendizado.

E aqui abaixo uma aula de dança do ventre que a Emeline me mandou. Amei a coreografia! Vamos aprender?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails