quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Música Clássica: Almini Kif

Olá leitoras e leitores,
Começa hoje uma sessão de posts com vídeos de dançarinas dançando uma música clássica
A música que inaugura nossa sessão é Almini Kif do Mário Kirlis.

Saida
Aqui a dançarina argentina Saida, mais contida por causa do baby, dança de uma forma não usual para nós brasileiras: tem poucos deslocamentos e se concentra mais em ondulações. O legal dela são as finalizações sempre criativas e impactantes:


Kahina
Estilo KK de ser e viver, super alongada, técnica, balezesca, e nessa apresentação com uma leitura fina dos instrumentos melódicos.


Marta Nowicka
A polonesa apresenta uma dança com os famosos véus wing (ai que saudade do meu véu wing), apresenta movimentos pequenos e contidos, e no final emenda a música num solo de derbake. Eu achei a leitura dela meio atrapalhada, mas não deixa de ser outro exemplo para esta música.


Coreógrafa Camila Neroni
Uma coreografia em grupo bem sincronizada. Dá para ter várias ideias para fazer um solo, claro que explorando mais o espaço:

6 comentários:

SDJB disse...

oieee
amiga gostei muito do post, acho esta musica muito bonita e marcante, só não concordo sobre exemplificar coisas negativas com videos de outras bailarinas, acho antiético, desculpe minha sinceridade,é claro que eu também conheço milhares de videos com apresentações completamente sem noção, mas só mostro em aula para minhas alunas, prefiro não expor ninguém, mas de resto amo sempre teus textos e indico sempre...
Gosto muito da bailarina Munique Neith, e ela também dança esta música, tem um video dela dançando com dois véus que é muito legal:
http://www.youtube.com/watch?v=ppU1WezzLHU
vale a pena estudar esta bailarina que é um exemplo de técnica e profissionalismo!!! aliás a anos eu estudo ela, mas não vejo muito comentarem sobre ela, inclusive uma "jurada" de um concurso que participei me disse que nunca tinha ouvido falar dela...afff... mas a Munique é super famosa e tem feito um belíssimo trabalho, pra quem não sabe ela é brasileira e mora na Espanha a muitos anos e lá tem uma escola de dança oriental que é uma das maiores da europa...
Bjsss
Janahina Borges
Pelotas/RS

Celia disse...

Olá Janahina,

Obrigada pelo comentário.
Bem, na verdade eu não busquei um mau exemplo de dança, tava procurando dançarinas que lessem de forma contida essa música, e só achei essa polonesa. Infelizmente o jeito dela dançar não me agradou, mas a pus assim mesmo porque representava uma forma diferente de se ler Almini Kif. O que escrevi foi a minha opinião, não um veredicto sobre a dança da mulher, qualquer pessoa pode gostar e apontar qualidades no ela fez, só q pra mim eu não achei "uh". Não acredito que expor uma opinião pessoal num blog seja antiético, acho que é apenas sinceridade e fugir um pouco do "politicamente correto".

Mais tarde verei com calma suas dicas, de repente substituo a polonesa por uma dançarina que considere legal.

Julia Galvao disse...

Olá! Muito bom ver leituras diferentes para a mesma música, ainda mais essa música que é lindaaa! A Saida ta bem contida mesmo mas curti a dança dela, a Kahina ... quem dera eu tivesse a metade da técnica de ballet que ela tem, mas ultimamente tenho me incomodado um pouco com seus vídeos dela porque SÓ vejo ballet, arabesques altíssimos repetitivos e muiitos giros, ela com esse quadril lindo e soltinho podia fazer mais passos de dança do ventre, acho que ela acaba perdendo alguns TUM/TAK... A leitura da polonesa foi a que eu mais gostei, embora ela pudesse botar mais força nos quadris tambem! Ansiosa pele próximo post...
Beijos

Hanna Aisha disse...

Oi, meninas

então, eu não sei se classificaria essa música como clássica. Talvez eu a classificasse como moderna.

E, believe me, preferi a leitura da polonesa.

Beijos

Celia disse...

Olá Hanna,

A música tem estrutura de uma música clássica, assim como Tamil, ambas compostas pelo Mario Kirlis.

Quanto à polonesa: gosto não se discute.

Hanna Aisha disse...

Pois é... sei lá. Não é óbvio para mim, mas enfim. Tamil é bem claro ser uma rotina.
Beijos

Related Posts with Thumbnails