segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Como era a Dança do Ventre no início do Séc. XX?

Olá pessoas,

A Juliana Nogueira fez um compilado de vídeos antigos, por volta do final do séc. XIX e início do séc. XX mostrando dançarinas orientalistas, isto é, as primeiras dançarinas do ventre ocidentais (dançarinas/artistas que se inspiravam no Oriente para compor um estilo novo de dança: a dança do ventre). 
Tem até uma mulher girando com uma cadeira presa aos dentes! lol


Sobre o valor histórico dos vídeos (se eles representam uma arte genuína ou não), acho interessante um comentário que consta no link do vídeo:

"Autêntico? Você pode citar qualquer forma de arte que não tenha se alterado ou se modificado ao longo dos anos no tempo? A dança é uma forma de arte e muda conforme a cultura e as pessoas que a executam. Só porque ela é diferente de outra maneira já feita não a torna "não autêntica", apenas um estilo novo. Se ela se adapta ou não ao seu gosto é algo pessoal. Mesmo no Oriente Médio, há muitos estilos diferentes de dança do ventre. Se todos fossem para realizá-la exatamente da mesma forma seria muito chato."

4 comentários:

Venus disse...

Já viu este http://www.youtube.com/watch?v=8FUktaHZWiI (Não consegui achar o vídeo só da dançarina), e este http://www.youtube.com/watch?v=sj4aABDTjos&feature=related .

Celia Daniele disse...

Olá Venus,

Pois é, eu não sei identificar, mas pelo codinome "Little Egypt" existiram 3 dançarinas do ventre, uma síria de origem grega e duas norte-americanas, tem mais informações aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Little_Egypt_(dancer).

Hanna Aisha disse...

E isso não é sensacional?

Celia Daniele disse...

O que não é sensacional?

Related Posts with Thumbnails