domingo, 25 de março de 2012

As Dançarinas do Cairo


Gente, tem um documentário francês muito legal sobre a situação atual da dança do ventre no Egito! E o melhor ainda: legendado em português! Temos acesso a ele graças à Laura e à Grazi. Arrasaram, meninas!


Além do óbvio, foi interessante saber que:
1 - A Soraia Zaied ganha até mil euros por dança;
2 - O imaginário europeu sobre a dança do ventre ainda é o mesmo;
3 - Existe uma lei para que as dançarinas tapem a barriga!

4 comentários:

Debora Hathor disse...

Nossa... Fiquei muito triste, pois é uma pena que uma dança que, na minha opinião, é uma das formas de arte mais bonitas que existem, esteja se encaminhando para a extinção... As bailarinas tratadas como mulheres baixas, que não merecem respeito... Isso mostra uma outra ironia muito maior: a DV saiu do Egito para o mundo na década de 50, e agora, pelo que parece, é o mundo que detém essa arte e não mais o Egito...
É realmente uma pena...

Estela Cauri Torres disse...

Eu creio que é apenas um projeto de lei de um político. Assim como querem impedir o uso do hijab na França, querem "vestir" as dançarinas no Egito. Eu não acho que seja uma ameaça à nossa arte. A moça que aparece na reportagem tem o próprio marido como empresário, ou seja, não é uma opinião geral dizer que dançarina é prostituta. E sempre teremos as deusas como Soraia Zaied dispostas a manter viva a tradição em todo o mundo.

Dança do Ventre Brasil disse...

Bem, pelo que entendi no vídeo, a lei que exige que a dançarina cubra o ventre existe. Já uma lei que proíba a dança do ventre é literalmente aguarde os próximos capítulos, pois a irmandade muçulmana é maioria no parlamento e a previsão é da charia ser a base da legislação do Egito.

Grazi Veneravel disse...

Tive de retirar o video do youtube, mas o mesmo está disponivel para download no link: http://www.4shared.com/folder/9QlkC_u0/Documentrio__As_bailarinas_do_.html
Tem que baixar todos os arquivos antes de extrair. Bjs

Related Posts with Thumbnails