segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Vergonha e a Dança do Ventre

O post de hoje é direcionado para quem não pratica dança do ventre. Rotineiramente, ouço a frase clássica: “Ai, eu acho lindo dança do ventre, mas eu não faço porque sou gordinha/tenho barriga”. Apesar da minha propaganda positiva e tentativa de convencimento de que isso não tem nada a ver, segue-se deste comentário mil desculpas para a não prática da dança. Essas desculpas, às vezes, me fazem pensar que na realidade a pessoa não quer dançar, ela só demonstrou uma admiração. Sabe quando você acha liiindoo uma ginasta dando aquelas piruetas? Ou acha um máximo o estilo da Beyoncé/Rihanna/sei lá mais quem? Então, você admira, mas não busca aquelas coisas pra sua vida. Contudo, tem uma diferença entre estes exemplos e a dança do ventre.
Falando sério, a dança do ventre não é nenhum bicho de sete cabeças. Ela é bem acessível às variadas idades, corpos, mentes, etc. Mesmo que aquele comentário tenha sido só a expressão de uma admiração, a verdade é que me assusta o fato dela nem conhecer a sensação de dançar e se interditar desta sensação por causa de um impedimento que é muito mais social do que pessoal, convenhamos. Se não fosse isso era bem capaz de ela estar se descobrindo neste exato momento na dança. E isto vale para toda "neura" que temos: seja por causa da altura, do peso, da idade, do peito pequeno, do peito grande, do cabelo, enfim... São muitas né?

Meu recado de fim de ano é: Se permita.
DANCE. Faça dança do ventre, conheça a dança do ventre. O que custa? É uma dança feita para te embelezar. Descubra a generosidade que a dança do ventre tem com você e com todas as mulheres que a praticam. Permita-se ser feliz e experimente. O ano tá acabando, 2012 vai começar. Que tal você finalmente viver para você? A única pessoa que está, esteve e estará junto de você durante sua vida toda é você mesma. Faça essa pessoa feliz, dê a ela oportunidade, preocupe-se com ela, pois esta sim é a pessoa que mais merece sua preocupação e não os outros. Pense: é a sociedade que impõe valores, ou é você que os aceita?

Para finalizar esse recado, fecharei com o vídeo mais bonito de dança do ventre que já assisti, no qual a beleza está em todos os momentos. Maria Aya dançando FELIZ na sua cozinha.
Update: Este post é muito importante para mim, pois realmente me entristece ouvir alguém desanimado com a dança do ventre por causa da suposta exposição que a modalidade "exige" e a relação das pessoas com seus corpos. Eu mesma fui uma espécie de "vítima" disso e acabei não contando no post. Vou dar meu breve testemunho e espero que isso sirva de incentivo: eu me interessei por dança do ventre através da Celia. Em nossas conversas informais, ela me convenceu de que a dança era pra todo mundo e que até "altonas desengonçadas", como eu, tinham chances e não iria ficar feio caso eu estivesse realmente interessada. Conforme meu interesse cresceu, ela me mostrou um vídeo da Ju Marconato (dos seus altos 1,80m) e um da Kahina, afirmando que eram dançarinas altas, como eu, e bem sucedidas no cenário bellydancer. Gostei, é lógico! Ver pessoas com os mesmos "defeitos" que você arrasando é um belo incentivo. Foi um pontapé forte pra que eu me libertasse e me inscrevesse de vez numa escola. Hoje, cá estou eu. A dança do ventre me ajudou com a auto-estima e já percebo algumas mudanças em mim. É claro que não superei todas as minhas neuras, nem era esse meu objetivo, mas ao menos na dança eu não ligo para nada em relação a minha beleza. Eu simplesmente fico bela com a dança, ou assim me sinto e é isso que importa, porque me faz feliz. Não esperava isso da dança do ventre. Meu desejo era só aprender a dançar porque a música mexia comigo e meu corpo não sabia responder aos sons. Sabia que dançar era ótimo, sempre gostei, mas ser constrangida sempre foi ruim também. Logo, compreendo o temor das pessoas em não quererem fazer papel de ridículo e tentarem fugir dos comentários maldosos, contudo, a realidade é que de fato a dança do ventre é feita para o belo e isso está além dos padrões, da moda. Tem a ver com essência. Então, faça um favor a você mesma. Se você gosta, encontre a verdadeira dança do ventre e depois me diga se aquele seu problema com a barriga, com a altura, ou com qualquer outra coisa, hoje ainda é um problema... Eu tenho certeza que você só vai poder voltar e dizer: "Você tinha razão".

4 comentários:

Rubi disse...

Lindo! parabéns pelo post.

Susana disse...

Adorei o post!
E me identifico totalmente com ele, e já tem quase um ano que comecei a dançar e a minha relação com o meu corpo mudou completamente, hj me acho mais bonita, mais feminina.
Eu amo dança do ventre!

Hanna Aisha disse...

Post fofo.
A Maria Aya é a rainha do balady atual.
Beijos e feliz 2012.

Lívia disse...

Que bom que gostaram meninas! Beijos!

Related Posts with Thumbnails