domingo, 30 de outubro de 2011

Primeiros Passos de Nadja el Balady

Nadja el Balady é carioca e atua profissionalmente na dança árabe desde 1997. Além disso, possui graduação em Dança e sua formação passa por diversas modalidades da dança como o Ballet, Jazz, Dança Afro, Contemporânea, Dança Cigana, entre outras. Em 2004 conquistou o padrão de qualidade da Khan el Khalili. Desde 2005 vem se dedicando também ao Tribal, com um toque pessoal fudindo o orientalismo à corporeidade afro-brasileira. No Rio de Janeiro dirige a Tribo Mozuna (a primeira trupe de ATS do Brasil), a Cia. de dança Caballeras e é uma das organizadoras do Festival Tribes, festival pioneiro no Brasil dedicado ao tribal, que em 2012 entra na sua quinta edição. Sua última conquista foi o primeiro lugar na categoria solo tribal no Festival Nacional Shimmie. Ela conta um pouco da sua trajetória no início para nós.

Porque você começou a dançar a dança do ventre?
Fiz diversos tipos de dança. Ballet, Jazz, danças brasileiras, afro, cigana, flamenco. Mas foi a dança do ventre que me ensinou a voar.

O que você lembra de especial dos primeiros anos como aluna?
Justo a sensação de estar voando.

Quais eram as suas dificuldades e como você as superou?
Fluidez na parte superior do tronco, definição dos movimentos de quadril e alongamento de cotovelos e joelhos. Treino, treino e muito treino!




Uma história peculiar sua com a dança do ventre.

No início da minha carreira como professora, utilizei muito a casa da minha mãe para ensaios e aulas de vídeo. Em uma destas, a danada da minha mãe veio como um VHS da minha primeira apresentação... eu pedi: “Não, por favor, pelo amor de Deus!” e minhas alunas: “A gente quer ver!” Nossa... elas rolavam de rir! Comentários posteriores : “Puxa Nadja, se você dançava assim, até que eu tenho chance...”
Mico que só mãe faz a gente pagar...

Um recado para quem está começando ou continua estudando.
Não desista! Você nunca vai agradar a todo mundo e não tem a menor obrigação disso. Esteja feliz com você mesma e dê o seu melhor. Não deixe que te demovam dos teus sonhos, esteja com a consciência tranqüila, você não precisa da aprovação de ninguém. Procure pessoas que tenham afinidade artística com você, pois é muito difícil estar sozinha. Nossas amigas de dança freqüentemente são nossas melhores amigas na vida. Seja grata, aproveite as oportunidades e saiba aplaudir o sucesso das colegas com sinceridade. O que é seu é seu. Não puxe o tapete de ninguém para ter o que não é.
***
Um antes e depois de Nadja

Abertura do DVD didático de Nadja - 2006


2011


E não podia faltar um Tribal Brasil

4 comentários:

Érica disse...

Minha mestra arrasa!!!

Hanna Aisha disse...

Eu curto vê-la dançar!

Lívia disse...

NAdja foi minha primeira professora. O que mais gosto nessa entrevista é uma verdade que ela me fez perceber em uma entrevista dela anterior a esta que ela diz "na dança do ventre senti a minha alma voar"é exatamente o que sinto.

Anônimo disse...

Uaaauuu, amei a música no último vídeo!!! Um tribal com cara de brasleiro, com a nossa cara!!!!

Super original!!!

Related Posts with Thumbnails