domingo, 20 de março de 2011

Ritmos: Samai e Darig

Samai não é um nome comum para a maioria das dançarinas, mas é um ritmo presente em muitas músicas. Darig nada mais é que uma versão menor do Samai, numa relação parecida do Cifteleli e o Warda W Noss. Samai é um ritmo de origem turca, e o Darig é originário da Argélia, mas inspirado no primeiro.

O ritmo Samai tem uma estrutura 10/8, sendo dividido em quatro partes (khanat), estas separadas por um refrão (taslim). As 3 primeiras partes variam em tempo, a primeira tem 3 tempos, a segunda tem 4 e terceira tem 3. A quarta parte possui uma estrutura diferente, geralmente 3/4 ou 6/4, desta última parte que deriva o ritmo argeliano Darig.

Dessa forma, o ritmo Samai não é uma sequência pequena repetida diversas vezes, o ritmo é praticamente - aos nosso ouvidos ocidentais - uma música inteira. Portanto, o que muitas vezes ouvimos como ritmo Samai, é na verdade uma parte de sua estrutura (khanat).

Para fins elucidativos, podemos basicamente exemplificar o Samai em:
1ª Khanat - DUM TA TA TA TAKA
2ª Khanat - DUM TAKA TA TAKA DUM DUM TA
3ª Khanat - DUM TAKA TA DUM
4ª Khanat (Darig) - DUM TA DUM DUM DUM TA

Esses exemplos são as variações simples do ritmo. Como qualquer ritmo, ele pode ser floreado, algumas vezes parecendo mais longo ou mais curto. Em algumas músicas, encontramos o terceiro khanat sendo associado ao Darig, como neste vídeo da Suheil.

Os ritmos Samai e Darig vêm geralmente associados a momentos de deslocamento da música ou a um taqsim. Isto é, a leitura da dança no momento em que esses ritmos surgirem virá predominantemente da melodia.

Para ilustrar ambos os ritmos vamos aos vídeos! Temos aqui abaixo o ritmo Samai:


E o ritmo Darig (infelizmente floreado, mas dá para discernir!):

Um comentário:

Rubi disse...

Gzuiz! é bem complicado! :o
obrigada Dança do ventre Brasil

Related Posts with Thumbnails