sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Leques de Seda - Fan Veil

O leque de seda para a dança do ventre, além de acessório, é a marca de uma fusão com a cultura sino-nipônica. Alguém já viu "O Clã das Adagas voadoras", a dança chinesa DunHuang? E também já viu a dança do leque japonesa, conhecida como Odori? O leque de seda seria uma combinação dessas duas danças com a dança do ventre. Interessante, não?

E quem nunca viu um leque de seda? Ele é a última moda entre as dançarinas do ventre! E quem viu uma boa coreografia com ele? Hummm, pois é... Grande problema, tão belo e tão poucas pessoas sabendo usar!

Eu acredito que muitas dançarinas ficam encantadas com a beleza dele, com o efeito que ele dá. A impressão que temos é que ou a bailarina não consegue unir dança do ventre com o leque de seda, ou então até consegue, mas o leque fica naquela mesmice, e em alguns minutos todos já estão enjoados dele.

É importante lembrar que por mais lindo que seja este leque, ele sozinho não faz a apresentação. Ele está no mesmo patamar que o véu wing, enche os olhos à primeira vista, mas se a dançarina não souber o que fazer com ele, vai deixar a sua performance no mínimo monótona, para não dizer sem-graça mesmo. Usá-lo para inovar é muito interessante, mas antes é preciso aprender a manuseá-lo!

Então para nos inspirar, encontrei na internet uma coreografia do grupo Sahlala Dancers da Jillina. Ela é beeem diferente das coreografias que vemos por aí com os leques de seda, é dinâmica e muito criativa. Claro, não precisamos dançar só músicas modernas com ele, mas aqui fica um exemplo de como podemos explorá-lo de diversas maneiras!



E a dica da Lory Moreira, a dançarina russa Yallar:

5 comentários:

Lory Moreira disse...

Esse vídeo é legal, mas, até hoje, a coreografia de fan veil que mais gostei foi essa aqui: http://www.youtube.com/watch?v=sZPzy7BUSYk

Celia disse...

Nossa, Lory! Gostei muito desta coreografia também, vou até acrescentá-la ao post!
Só um detalhe, não sei se você percebeu: a dançarina tem cara de oriental, apesar de ser russa... Será que ela tem um pé lá? Ou seria da Mongólia?heheh! Espero ver muitas outras, orientais ou não, dançando como ela!

Hanna Aisha disse...

Disse tudo, Celia.
Não pretendo comprar um desses pq acho que não combina comigo...
Aqui também tem um vídeo muito bom que postei no meu multiply:
http://khandara.multiply.com/video/item/117

Beijos

Celia disse...

Adorei o vídeo, Hanna! Mas ainda fico com a Yallar! Com a performance dela eu consegui fazer meu marido assistir por inteiro um vídeo de dança do ventre no youtube! E ele ainda saiu elogiando! Depois de ver tanta dança do ventre, ele não se impressiona com qualquer dançarina, hehe.

harumi disse...

Oi Meninas!

Alguem sabe o nome da musica que a Yallar dança?

Obrigad!!

Related Posts with Thumbnails