segunda-feira, 27 de abril de 2009

Música

A música tem um papel fundamental na dança do ventre. Nela, instrumentos específicos se combinam para criar a "batida perfeita" para cada coreografia, formando uma atmosfera ideal onde a dançarina e a música parecem ser apenas um.

Dançarinas dedicadas aprendem a expressar o ritmo e a melodia das músicas que interpretam. A fim de realizar um grande show, executam passos distintos para demonstrar as diferentes facetas de sua dança. Um solo de dança do ventre dura aproximadamente 8 minutos e geralmente segue uma série pré-definida. Uma dançarina pode, por exemplo, dar início à sua apresentação com passos moderadamente rápidos, dar continuidade com um ritmo mais lento e sensual durante um tempo maior, acompanhar o ritmo de uma série de batidas e então finalizar a performance com um passo rápido em tom dramático.

Dançando em casa

Se você ainda é nova no mundo belly dance e aprende a dançar em casa através de livros e vídeos, sinta-se livre para praticar qualquer estilo musical que se encaixe perfeitamente a sua personalidade ou ao seu estado de espírito. Escolha simplesmente uma música que te faça "dançar"!! No entanto, se você está aprendendo um estilo tradicional ou étnico de dança do ventre, você deve escolher sim, é claro, músicas específicas para cada tipo. Cada estilo de dança do ventre coincide com um ritmo particular para destacar a beleza de seus movimentos individuais.

Dança do Ventre Tribal

Esse estilo possui uma ampla gama de sons, geralmente com muitos instrumentos de percussão. Uma orquestra egípcia geralmente consiste de violinos, acordeões, tambores, flautas, etc. Dançarinas de tribal tendem a valorizar mais as músicas baseadas em canções populares ou mesmo as de várias décadas atrás. Sendo um estilo baseado na improvisação, as músicas com uma batida estável e previsível são muito mais apropriadas do as que apresentam mudanças rápidas e frequentes.

Dança do Ventre Performática

Um show de dança do ventre realizado dentro de um restaurante ou lounge pode apresentar músicas de diferentes nacionalidades, como turca, grega, árabe, armênia, etc. As canções folclóricas são geralmente as preferidas das belly dancers, assim como as músicas eletrônicas. No entanto, as dançarinas optam, muitas vezes, por clássicos egípcios, realizando assim uma perfomance mais orginal.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails