quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Primeira monografia de Tribal no Brasil - por Joline Andrade


Joline Andrade foi uma dessas bailarinas que quando comecei a me interessar por Dança do Ventre me despertou o olhar. Também foi por ela que conheci o Tribal. Menina bonita, criativa, de personalidade. Fui acompanhando de longe, a menina foi crescendo, crescendo... Eis que agora, abro meu facebook e leio a seguinte frase:

"1ª  monografia do Brasil com a Dança Tribal como objeto de pesquisa.
Título: PROCESSOS DE HIBRIDAÇÃO NA DANÇA TRIBAL: ESTRATÉGIAS DE TRANSGRESSÕES EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICA por Joline Andrade (2011).
Elaborada durante a Especialização em Estudos Contemporâneos sobre Dança (Universidade Federal da Bahia - UFBA).

Sensacional! Não li tudo não, porque isso foi agora, agorinha. Mas já dei uma olhada na introdução e (como boa leitora dinâmica que sou - "alô faculdade de História") fui lá para as considerações finais: não entendi nada! Mas achei isso LINDO. Lindo porque agora estou mais do que tentada a ler, estou obrigada a entender aquela consideração final cheia de conceitos e palavras que não entendo. Sem falar que conheço/leio muito pouco sobre o Tribal e essa será uma bela chance de sanar essa falha. Tenho certeza que vai me despertar para mundos que ainda não vislumbrei e pesquisas que farei em torno do assunto. Estamos recomendando para todos, do Tribal ou não.
Pra quem não conhece essa nossa artista, Joline é da Bahia (nordeste temos inveja de vocês). É bailarina, coreógrafa, professora, produtora e pesquisadora na área da Dança. Formada em licenciatura em Dança e no Curso de Dançarino Profissional pela Universidade Federal da Bahia e recentemente concluiu o Curso de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos sobre Dança nesta mesma universidade. A mocinha bota pra quebrar e já rodou o mundo: Espanha, USA, Argentina, enfim. Aliás, se você gosta das roupas que ela usa: é ela mesma quem as produz - uma características das dançarinas de Tribal - em parceria com sua mãe (Jaqueline Araújo) e possui um atelier. Somado a isso tudo, a Joline mantém um blog cheio de conteúdo, que vale a pena ser devorado.

Gostou? Então anota aí as próximas oportunidade de ver e fazer aula com a Joline pelo Brasil:
São Paulo: workshop de introdução ao Tribal Fusion, dia 25 de novembro. Direcionado aos dançarinos com experiência em Dança do Ventre. (Cartaz)
Rio de Janeiro: workshop de Tribal Fusion, a partir da técnica e estudo coreográfico com Kami Liddle (USA), dia 16 de dezembro. (Cartaz)

Arrasem nos estudos, galera!

2 comentários:

Elen Maria disse...

Fiquei impressionada com a Joline! Que dançarina fantática!

Melissa Souza disse...

AHHHHH!
Eu não acredito que a aula de Introdução ao Tribal Fusion foi na minha cidade e eu perdi! Arrependo-me amargamente de não ter consultado o site em novembro GRRR!

Related Posts with Thumbnails