domingo, 7 de agosto de 2011

Tarot Fantasy Bellydance


Durante muito tempo, tive receio de comentar sobre a minha paixão pelo Tarô com as pessoas. A maioria remete o assunto diretamente a ciganas-que-trazem-seu-amor-de-volta-em-sete-dias, simpatias, macumbas e afins.

Não é à toa também. Afinal, o que tem de gente se aproveitando da fé e do desespero das pessoas por aí... O assunto rende. E nessas horas fica até difícil tentar explicar que um jogo como o tarô traz muito mais do que apenas uma singela previsão do futuro feita por uma mulher com cara de trapaceira, atrás de uma bola de cristal. Quem curte o assunto, como eu, acredita que o tarô deveria ser sim objeto de estudo sério.

Sempre que conto às pessoas sobre o tarô, explico que o jogo não prevê simplesmente o futuro. É mais do que isso: é um jogo de auto-conhecimento, no qual os arquétipos (basicamente modelos de todas as coisas existentes, de comportamento humano, imagens presentes no inconsciente coletivo, como a mãe, o pai, o herói, o vilão, o louco, etc), retratados nas cartas, evocam emoções, pensamentos, sensações que até então se encontravam apenas no nosso inconsciente. É através dessa catarse que se promove uma discussão e reflexão sobre os assuntos relatados pelo consulente.

Até aqui, acho que já deu para perceber que é um assunto longo, que dá muito pano para manga. E olha que eu só estava tentando encontrar uma definição para o que eu acredito ser tarô (se você tem interesse, dê uma olhada no Clube do Tarô, um site super bacana para quem busca se aprofundar mais no assunto). Toda essa introdução tem um motivo.

Tenho quase que um "projeto de vida" (já que vai levar muito tempo) de criar minhas próprias cartas de tarô (podem rir, hehehe). Dia desses, enquanto me deliciava com os mais variados baralhos que encontrava com ajuda do Google, me ocorreu uma ideia: "alguém já deve ter feito um baralho de tarô baseado na dança do ventre". Infelizmente, não encontrei nada que pudesse considerar um baralho, mas ao invés disso, me deparei com os vídeos de um DVD interessantíssimo: Tarot Fantasy Bellydance.

A maioria aqui já deve conhecer há tempos. Trata-se de uma coleção de 20 performances de dança do ventre da companhia americana World Dance New York, que exploram o simbolismo e as ideias arquetípicas associadas ao tarô.

A ideia é muito boa mas confesso que, num primeiro momento, fiquei um pouco decepcionada com a representação dos arquétipos. Eu simplesmente não conseguia sentir aquela atmosfera que as cartas de tarô costumam evocar em mim (talvez eu estivesse esperando demais). A única que me chamou a atenção, a princípio, foi A Justiça. Mas depois, vendo com mais cuidado e lendo algumas descrições sobre o DVD, percebi que fizeram mais do que retratar as cartas tradicionais. Simplesmente não se prenderam a elas e sim aos arquétipos, buscando em mitos e crenças a base para a encenação de cada performance. Os próprios baralhos de tarô mais modernos seguem essa tendência. E são um espetáculo :)

Quase todas os arcanos maiores do tarô foram representados, ficando de fora apenas as lâminas A Força e O Carro. A seguir, uma breve descrição da imagem arquetípica das lâminas O Mago e A Justiça e sua representação no DVD Tarot Fantasy Bellydance. Espero que gostem!

O Mago

Arcano símbolo da atividade originária e do poder criador existente no homem, da relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual. Domínio, poder, auto-realização, capacidade, impulso criador, atenção, concentração sem esforço e espontaneidade são ideias comumente relacionadas à figura do Mago.

A perfomance das dançarinas Neon e Blanca mostra o lado obscuro do herói que se liberta e assume o controle de sua personalidade.






A Justiça

Representa o equilíbrio, a ordem, a capacidade de julgamento. É o símbolo da balança que rege a justiça e a harmonia.

A dançarina Irina Akulenko conseguiu transmitir toda a atmosfera deste arcano, na minha opinião. Toda vez que assito a este vídeo, tenho a impressão de que uma das minhas cartas de tarô ganhou vida e saiu dançando! A dança com espada caiu como uma luva, uma vez que o arquétipo da Justiça é geralmente representado como uma mulher sentada num trono, empunhando uma espada numa mão e uma balança na outra. Aqui, espada e balança fundem-se em um único objeto, servindo tanto para a luta (em estilo samurai) como para representar o equilíbrio.



A seguir, um vídeo com trechos das várias perfomances do DVD. Vale a pena assistir e descobrir que Tarô é muito mais do que "esquisoterismo" (como diz minha irmã).


Fonte: World Dance New York
Clube do Tarô

8 comentários:

Lívia disse...

Nossa que legal! Eu conhecia o ideo da Irina pq é bem famoso né..e lindo por sinal! De fato tocante, sem falar dessa música que acaba te transportando msm pra aurea de exoterismo. Qnd conheci esse video cheguei a procurar mais sobre o tarot bellydance mas não achei! Achei legal a Do mágico, mas o da Justiça é implacavel de bom rs

Legal saber tbm essa sua paixao pelo Tarot, não sabia todas essas coisas!! Beijos

Melissa Souza disse...

Lembro que quando eu tinha uns nove anos vivia pedindo para minha mãe comprar um baralho de Tarot para mim, pois eu adorava as imagens e o significados! Principalmente depois de ter lido numa revista como ler as cartas (a revista também ensinava como ler mãos e tal). Minha mãe detestava essa ideia, kkkk.

Sobre os vídeos, adorei! Sempre assisto vídeos da Neon e acho superinteressante o jeito como ela dança. Ah, e moorro de inveja dos cabelos dela! Tem um vídeo que eu vi que ela joga ele p/ tudo quando é lado e no fim ele continua lisinho e arrumadinho.

Beijocas

Tina disse...

Pois é, Melissa, eu comecei a gostar do tarô muito pequena tb. Minha mãe jogava cartas ciganas (que são inspiradas no tarô tb) e aquele jogo me fascinava, as lâminas pareciam contar uma história. Mais tarde, ganhei um baralho de tarô da minha irmã (a Celia) e comecei a me aprofundar no assunto. Eu sou apaixonada por cartas de tarô, vivo pesquisando os mais variados tipos, a história do jogo e os arquétipos. *_*

Lívia disse...

Ah percebi agora q essa neon é do DVD Luscious q eu tenho aqui em casa! Ela tem uma voz MUITO peculiar por assim dizer. Na verdade é o modo como ela fala..só eu acho iss?

Rubi disse...

Eu parei com o tarot esse ano. Cansei das consulentes fazerem a mesma pergunta sem o espaço de 30 dias.
A maioria não aceita o que uma cartomante diz e corre logo em seguida para outra cartomante, o que é muito errado, pq a leitura vai acabar dizendo o que vc quer ouvir.

Tina disse...

Exatamente, Rubi! E tem pessoas que insistem em perguntas banais, coisas superficiais que acabam sendo difíceis de se analisar pelo tarô. Eu parei de jogar para aqueles "amigos do amigos", sabe? Só jogo para pessoas próximas, que entendem mais do jogo por conviverem comigo.

Patricia Noce disse...

Olá, eu adorei esse post! Eu também tenho interesse em Tarô !
Se quiser me adicionar no Facebook, tô sempre trocando idéias com as pessoas por lá sobre isso...
Estou em vias de finalizar a compra de um deck 'Zen Osho Tarot' não sei se vc conhece....

E tenho um deck + livro que coloquei à venda também... é o Tarot de TOTH de Aleister Crowley, que tem umas imagens bem bonitas...

É isso beijos!


Patricia Noce

Hanna Aisha disse...

Tema bem interessante para um show!

Related Posts with Thumbnails