terça-feira, 16 de agosto de 2011

Primeiros Passos de Hanna Aisha

A estréia da nossa série é com a bailarina Hanna Aisha!
A carioca Hanna Aisha está em contato com a dança do ventre desde 2000 e teve como primeira professora Shaira Sayaad. Atualmente é uma profissional da área: ministra aulas e workshops, participa de shows e, inclusive, organiza eventos. Já ganhou diversos concursos de dança no Brasil e uma boa colocação (3º lugar) no Mercado Persa 2006, um dos mais conceituados eventos de dança árabe no Brasil. Também ganhou vários prêmios com suas alunas. Possui o selo de excelência Oriente, Encanto e Magia, bem como o selo de qualidade Nabak. Além disso, participa ativamente dos blogs de dança do ventre contribuindo com sua opinião (incluindo este que vos fala) e também possui um blog próprio.

Vamos à entrevista? Eu, particularmente, adorei as respostas, achei que contém um carinho muito bacana de se ler. Espero que aproveitem e gostem tanto quanto eu.

Porque você começou a dançar a dança do ventre?

Eu tinha 18 anos e estava atrás de alguma atividade mais dinâmica (eu fazia futsal na época e tinha feito natação por muitos anos) e desde pequena eu queria ser uma daquelas bailarinas que dançavam com a Madonna, participavam de filmes musicais como Footloose, sabe? Nunca tinha feito balé e nem jazz e me achava velha para isso (fui descobrir o balé adulto há alguns anos atrás, porque eu desconhecia). Daí fui atrás de Dança Espanhola já que sou bisneta de espanhol e falava a língua. Em uma das academias que eu estava procurando, a menina me ofereceu as aulas de Dança do ventre e acabei indo dar uma olhada. Olhei poucos segundos através da porta, nem cheguei a fazer aula experimental. A Shaira Sayaad (foi minha professora por 7 anos, quem me profissionalizou) estava ensinando mãozinhas e achei aquilo curioso, até porque minha única referência em DV era Shakira no Faustão. Comecei as aulas na semana seguinte e não saí mais.
Como foram as primeiras aulas?
Até os primeiros seis meses, as aulas foram muito interessantes porque absolutamente tudo era novidade. Eu me pegava fazendo os movimentos no ônibus, treinava muito em casa, comecei a gravar fitas cassete para ficar ouvindo... depois comecei a levar muito a sério. Não porque eu pensava em profissionalização mas eu evitava faltar às aulas, ensaiava e estudava muito. Tudo que eu podia ler, ouvir e conseguir sobre DV, eu fazia e estava ficando cada vez mais envolvida. Quando eu fiz em torno de um ano de dança, a Shaira fez uma festa de alunas bem legal e aquela festa foi um marco. Meio que oficializei minha permanência na Dança e foi quando escolhi meu nome artístico (Hanna Aisha). Shaira passou a levar a mim e as minhas amigas de turma para dançar em restaurante, festa particular, festa beneficente... A partir de 2002, passamos a frequentar o Mercado Persa em SP e em 2003, ela traz o Mercado Persa para cá. Acho que não só ela, mas nós devemos muito a essa oportunidade. Pois foi com esse evento que passamos a levar tudo com muita seriedade dentro da Dança e a nos reconhecermos como um grupo.

Quais eram as suas dificuldades e como você as superou?
O shimmie quase me fez largar a DV. Cheguei a cogitar a possibilidade quando estava começando (tinha menos de um ano). Eu chegava chorando em casa e minha mãe via aquilo e não entendia, até o dia que ameacei sair de verdade e ela impediu. A partir daí, criei um bloqueio muito sério que me atrapalhou por anos a fio. Eu já havia profissionalizado até que decidi ir trabalhando minha cabeça e não desistindo de tentar. Comecei treinando todos os dias, uns minutos em frente ao espelho, ao acordar como conselho de uma bailarinas. Fiz work, fui buscar aula e aprendi shimmie de varias maneiras. Quando comecei a perceber alguma evolução em mim mesma e receber observações das minhas amigas, fui relaxando e com isso, o movimento foi aparecendo. Até hoje, eu ainda não me considero satisfeita com meu shimmie, mas certamente, o bloqueio foi embora.

Uma história peculiar sua com a dança do ventre

Histórias peculiares aconteceram de montão... Mas alguma história peculiar, associada à minha história de vida, eu não lembro agora. Talvez o que a DV tenha mudado bastante foi minha feminilidade. Eu não usava dourado, quase nunca usava saia, vestido e fazia muito pouco minhas unhas e não me maquiava. Digamos que o trabalho “educacional” da Shaira influenciou muito minha maneira de me arrumar agora, minha irmã, que sempre foi vaidosa, quem mais percebeu a diferença. Mas ainda mantenho meu jeito de moleque-bióloga-rockeira.

Um recado para quem está começando ou continua estudando.

Não começar a DV pensando em profissionalização. Armadilha pura. Procure extrair da Dança do Ventre o que há de melhor nela: as amizades, o auto-conhecimento corporal e emocional, além de superação pessoal. Isso é permanente, sua possível carreira não.

Quer ver a dança da Hanna Aisha como mudou?


Em 2006, em uma das últimas apresentações de sua primeira escola.
E como dançarina profissional:
Em um vídeo mais atual, 2010 na Festa de fim de ano da Escola Kelimaski
*
Aguardem as próximas entrevistas!

6 comentários:

Amira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Miranda disse...

A Hanna é muito linda! (Sou aluna babona meeesmo...)pena que não tem nenhum video recente...pq da apresentação do fim de 2010 até hoje, sei lá como...ela evoluiu muito mais! A sua dança está surreal,muito linda, carregada de sentimento...não tem aquela expressão plástica típica de bailarinas de dv (que eu nã gosto!)...está muito lindo, mesmo quando ela diz que não gostou da dança! hauhauhauahuhua Só tenho a agradecer a ela...se eu amo folclore e principalmente aqueles mais exóticos (khaleege, zaar), é por causa dela! O legal da Hanna é que ela não é 1 profissional que parou no tempo: continua se atualizando, fazendo work, aula particular...e não esconde jogo...compartilha tudo com suas alunas! Fora toda a dedicação dela em nossas aulas e ensaios...
-------------
enfim, Hanna...você mudou minha vida na DV e pode ter certeza que vou atrás de vc aonde for!huahuahauhauhaua

Lívia disse...

EU adorei essa entrevista porque me vi em vários momentos! No começo eu ficava treinando no onibus tbm as mãos, ou enquanto eu andava, porque minhas mãos eram muito feias. Como diz a Celia: parecia um tiranossauro rex rs
Adorei a história do shimmie também nunca iria imaginar que ela teve dificuldades com esse passo e que pro causa dele talvez hoje não teríamos essa bailarina no nosso cenário de DV.
A história da feminilidade tbm me identifiquei, não que eu tenha melhorado nisso rs mas de fato algumas coisas mudam inconscientemente!

Muito legal, muito bom saber que outras pessoas passaram pelas mesmas coisas que a gente, cada uma ao seu modo. Acho isso muito bacana e espero que as pessoas tenham gostado. Ainda vem mais coisa legal por aí.

Flavia Wichan disse...

Acho que meu encanto pela Hanna foi "amor a primeira vista", quando ela dançou no Luna Shams fiquei fascinada. Não só pela qualidade técnica mas também pelo encanto dela, ela contagiou o público, dançou lindamente, com naturalidade, brilho e dominou o palco todo! Foi surreal, adorei! Desde então acompanho o trabalho dessa princess como bailarina e como a pessoa incrível que ela é. Tenho muito carinho por ela =)

Hanna Aisha disse...

Lindonas

Obrigada pela oportunidade e pelos comentários!

Isso faz a gente querer buscar mais ainda!

Beijos!

Ju disse...

Tenho 16 anos e faço dança do ventre à quase 5 meses e meu maior problema é com o shimmie ... parece que a perna trava e não vai de jeito nenhum vou tentar praticar como a Hanna falou ,Parabéns vc é uma ótima dançarina!!

Related Posts with Thumbnails