segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ser Iniciante é...

Primeiramente é ser totalmente encantada pela dança do ventre e ficar um tanto aficcionada por música árabe e afins. Tem gente que com o tempo melhora, mas tem outras - vide o meu caso - que criam blogs e tudo para compartilhar a sua fixação! :D Estava conversando com minha amiga Lívia que começou a fazer dança do ventre recentemente, e ela estava reclamando como alguns movimentos são tão difíceis de extrair do corpo. Meninas, acontece com todas, com exceção das que vieram do Ballet (malditas!! - zoeira, mas elas pegam assim no ar, impressionante). Mãos suaves e posição altiva são complicadas de se fazer se você está pensando ao mesmo tempo: ok, encaixa, chuta, carão, mãos, ahhh!, ok, agora eu mudo a posição, cruzes, eu to toda troncha, ahhh!, e por aí vai. Certos movimentos se tornam automáticos com o tempo de prática, antes parecem dificílimos! Assim, eu decidi fazer uma lista do que acontecia comigo na minha época iniciante, quem sabe vocês não se identificam? É bom dividir as nossas experiências e assim vermos o quanto a dança nos aproxima, não é?

Quando eu era iniciante, sempre:

1 - Fazia camelo invertido quando era o normal e vice-versa;
2 - Segurava os ombros com as mãos quando fazia o oito com a esperança do tronco não seguir meu quadril como uma "lagatixa com caimbrã".
3 - Girava a cabeça no Khaleege e quase caía no chão (ok, eu caí uma vez e fiquei estatelada uns momentos no chão tentando recobrar meu eixo, mas acho que só eu tive essa experiência bizarra... ¬¬).
4 - Achava que estava abafando, mas quando me olhava no espelho estava com as mãos caídas que nem garras parecendo o tiranossauro rex;
5 - Eu NUNCA conseguia fazer um deslocamento lateral perfeito. Saía desesperada atrás da professora! Ah!
6 - Fazia origami dançando com o véu;
7 - Perdia a ponta do véu ou o jogava como se fosse um lençol para ser estendido no varal;
8 - Dançava fazendo careta ou cara de sofrimento para ficar concentrada;;
9 - Não conseguia coordenar movimentos de braços e quadril ao mesmo tempo! Era muita informação!
10 - Quase enfartava quando a professora pedia para improvisar;
11 - Achava que nunca ia identificar os ritmos de ouvido;
12 - Só ouvia Nancy Ajram e Amr Diab! :D
13 - Quando fazia um movimento certo, ficava tão feliz que saía contando pra todo mundo. Até quem não fazia e não sabia nada de dança do ventre...


Bem, foi o que consegui me lembrar agora. Quem sabe depois eu não recordo de mais coisas? É bom lembrar da época de iniciante porque a gente percebe o quanto a dança nos motivou a crescer. Não conheço nenhuma outra modalidade de dança que dependa de tanto desprendimento de seu corpo que não seja de uma forma que o descaracterize ou o padronize, mas que traga lá do fundo seu extravazamento para interpretar uma melodia, explorando seu corpo e ele dando forma e sentimento à música. Acho que a dança do ventre toca lá na nossa alma porque para dançá-la precisamos ir além da técnica pura (que não existe aqui, no meu ponto de vista), porque dançar uma música árabe com intensidade e "perfeição" é entregar seu corpo deliberadamente.

Aqui então abaixo, uma dança (uma fusão entre dança do ventre e dança indiana) que eu acredito que seja total entrega, para inspirar iniciantes e iniciadas!

10 comentários:

Lívia Carine disse...

ÊEEE adorei esse post!! =)))
Realmente a maior parte do que você citou aí que sentiu quando era iniciante eu também sinto! O melhor mesmo são as caretas! Outro dia fui gravar um video pra ver o q tava fazendo de errado q nao via no espelho enquanto fazia o movimento e a professora sempre me corrige e eu nao vejo..qnd vou ver o video to eu lá com altas bocas esquisitas q eu nem percebo que faço!!

Mas foi bom esse post uahauhuhauha Eu nao sei se é pq eu qro mt aprender...mas fico prestando atençao em cada detalhe do q eu to fazendo e acabo surtando igual a vc tipo "mao, cara, braço, quadril, perna, aaahh" auuahahuuh

Deslocamento de lateral é dificil mesmo rsrsrs

Mas o melhor foi essa frase "Acho que a dança do ventre toca lá na nossa alma porque para dançá-la precisamos ir além da técnica pura (que não existe aqui, no meu ponto de vista), porque dançar uma música árabe com intensidade e "perfeição" é entregar seu corpo deliberadamente." É isso que me fez achar tão bonita a dança e que eu continuo achando toda vez que vejo alguém dançando bem (não só técnica), e tbm é o q me faz qrer continuar tentando aprender a dançar..a música é tão gostosa dá muita vontade de transmitir em dança!

Lívia Carine disse...

Agora que vi o vídeo..adorei também! Eu amava demais a dança indiana..ainda acho lindo! Mas estou contaminada pela dança do ventre né rs como vc disse no começo a gnte vicia nas musicas e ficar vendo apresnetações heheeh

Lívia Carine disse...

Ah é acabei esquecendo de falar: eu falei que "Eu nao sei se é pq eu qro mt aprender...mas fico prestando atençao em cada detalhe do q eu to fazendo e acabo surtando" Pq incrivelmente parece q só eu estou errando TUDO uhauhauhauha e td mundo está bem..sendo elogiada e eu sempre sendo corrigida hahaha ou entao eu mesma vejo q as outras estao menos preocupdas q eu em acertar tb né..

Mas nao sabia q eu nao era a unica a querer fugir de improvisos rs td mundo parece tao bem!! hahaha mas q bom q nao!

camila disse...

OII,é realmente isso q vc descreveu,começei a dançar a mais ou menos um mes, e me indentifiquei muito com esse assunto pricipalmente com o 1,4,11e 13 rsrsr! bjos

Melissa Souza disse...

Faz um ano que eu danço, e esses são os erros que (enfim) não cometo mais:

* Fazer careta. Aprendi a fechar a boca. Mas ainda não consigo dançar sorrindo!
* Ficar com as mãos caídas, braços relaxados. É que eu inventei uma tática: fico com as mãos em forma de pinças, quando sinto que to relaxando eu giro o pulso. Fica bonito em qualquer movimento *-*
* Eu nunca tinha coragem de ir o mais baixo que podia no cambre. Aí comecei a ensaiar em casa (aí ñ tinha problema se eu caísse). Me esborrachei mas perdi o medo.
* Apresentação: Sentia falta de ar, ficava olhando pro chão, as pernas tremiam. Digamos que quando voc encara o público e vê aqueles lindos sorrisos td o nervosismo acaba.
* O oito eu sempre soube, e é um dos únicos movimentos que sei fazer pefeitamente, por que me ensinaram quando eu tinha doze aninhos.
* O camelo, a lua, a bolinha, o encaixe, a batida... eu fazia tudo isso enquanto dançava funk e não sabia! Acho que nunca gostei muito d funk mesm, só gostava d dançar, mas ñ vulgar e tals... sempre achei legal movimentos sensuais.
Ah, amo dançar dança do ventre. *-*

Tatiana disse...

Nossa, isso tudo é muito verdade. Me identifiquei com vários pontos... mas tudo tem um começo :-)

Erica Panno disse...

Eu me identifiquei demais com o numero 9. Eu sou descoordenada, e quando junta todos os movimentos, mais o carão, o sorriso, a leveza e a concentração...eu me perco sempre. Mas não vou desistir, eu vou transpor esta barreira e fazer bonito pra mim mesma.

Alessandra disse...

hahahahahhaha Tenho certeza de q vc esta falando de mim nesses tópicos... Sou iniciante e tem horas q me sinto totalmente perdida... mas bola pra frente....
Parabens pelo blog... A pouco tempo descobri-lo e amei de paixao... bjinhus

Tatiana disse...

Ah, adorei o video! Só agora consegui ver... Considerando o site que aparece no final essas dançarinas são da Alemanha. Lindas!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Related Posts with Thumbnails