sábado, 12 de fevereiro de 2011

Homossexualidade e Dança do Ventre

Todo mundo que visitar este blog e tiver a curiosidade de ler todos os posts, encontrará dentre eles alguns que tendem a esclarecer certos mitos que a dança do ventre tem no imaginário ocidental, assim como tentar contar como era a dança do ventre nos seus primórdios (naquilo que temos registro) e etc. Dentre estes posts, tenho alguns que falam sobre a presença masculina na dança do ventre e, ao contrário da maioria dos sites/blogs que se dedicam a escrever sobre a dança do ventre, eu não a repreendo. Muito pelo contrário, eu quero ver uma dança bonita!

Com isso tenho recebido muitos comentários surpresos mas ao mesmo tempo outros muito ofensivos. Hoje eu recebi um comentário de uma moça que queria que uma dançarina fosse divulgada no blog, ela já me mandou e-mails e vários comentários criticando arduamente a dança do ventre masculina. Nenhum problema, eu não estou impondo a minha opinião a ninguém, mas hoje ela me ofendeu. Me mandou estudar. A minha vida é estudar a cultura árabe, meu marido tem até ciúme. Eu danço, minha pesquisa da faculdade é sobre sexualidade islâmica na idade média (a época que a dança do ventre masculina bombou no mundo árabe), eu estudo árabe clássico, eu não estou falando besteira para vocês, muito pelo contrário, é a minha primeira preocupação não passar abobrinha. Me dedico a estudar a cultura árabe pela faculdade, por interesse proprio e pelo blog, porque sei da responsabilidade de escrever essas coisas pra tantas pessoas.

QUERO ESCLARECER: a dança do ventre masculina não é bem vista no mundo árabe. A dança do ventre masculina não é reconhecida como modalidade de dança no mundo árabe. Os árabes (vide libaneses, egípcios, turcos, que mais investem no mercado bellydancer) não apóiam abertamente homens dançando como mulheres. EU NUNCA DISSE ISSO! Eu simplesmente disse que a dança do ventre masculina não é novidade, que na idade média ela era comum especialmente no Império Turco Otomano, e que até o final do século XIX, não havia uma distinção sexual que hoje em dia temos entre heterossexuais e homossexuais. Os dançarinos geralmente eram meninos, o que era considerado em algumas regiões como "assexuados", e podiam ter "funções sexuais", mas ao se tornarem homens (após a puberdade) eles não mantinham mais contato sexual com homens. Essa era uma semelhança que os árabes tinham com os gregos, e novamente não em todo o mundo árabe.

ATENÇÃO: Essa é a parte mais importante! Se o dançarino do ventre é gay, não me impoooooooooortaaaaaa!! Eu não estou interessada na vida sexual das pessoas, só que a dança delas me encante! A dança do ventre é atualmente muito universal, ela se molda às regionalidades (vide como os estilos americano, argentino, brasileiro, são tão diferentes), e nunca foi uma expressão exclusiva da cultura islâmica! O que eu contei a vocês foi que a dança do ventre masculina sempre existiu no mundo árabe, e que em alguns lugares ela tinha cunho sexual, e em outros só para entretenimento (como paródias). Eu sei atualmente para alguns árabes é inaceitável ver um homem dançando como uma mulher e a crítica não recai sobre a qualidade de dança do indivíduo, mas sobre a opção sexual do mesmo. Novamente, isso não é do meu interesse.

A dançarina "Baby Sants" faz dança do ventre, é muçulmana, de origem libanesa e acredita que a dança do ventre era um culto "à deusa" (um certo sincretismo aqui, não acham?). Ela queria que eu divulgasse a professora dela, Nastenka, aqui abaixo o vídeo:


No caso da "Baby Sants", entendo que para um árabe é ruim ver pessoas de outros países falando de sua cultura, mas acho que ela não entendeu bem o que eu quis dizer e me mandou estudar. Ela nos diz:

"(...)mas falar de escritoras do mundo egípcio como se isso fosse mudar minha opinião? é o mesmo que tentar tirar o véu de minha cabeça?!
voces vivem aqui, no brasil onde tudo é lindo e maravilhoso...onde homens se beijam na boca e de lingua perante crianças...onde a tv mostra sexo entre homosexuais(malhação e novela da rede globo)onde pedófilos invandem nossas casas na net e depois entram dentro de nossas casas...usando a inocencia de crianças em sala de bate papo, onde até políticos abusam de menores( de 4, 5 e 8 anos) onde padres se calam perante tanta sujeira. podem chamarem do que quiserem mas, querer manter uma tradição e pessoas de fora querer quebrá-las é preconceito, então sou terrivelmente preconceituosa."

Sinceramente, não entendi a relação de homossexualidade, pedofilia, abuso sexual e dança do ventre. Por acaso quando eu digo que acho que alguns dançarinos são melhores que muitas mulheres dançando, não estou à favor de nada disso que você repudia, e que eu repudio também. Não é porque sou brasileira ou que não discrimino homossexuais, que automaticamente estou enquadrada em todo tipo de perversão sexual, e pior ainda, que associo a dança do ventre a isso.

E mais: tradição, em árabe turath, é muito mais do que imaginamos, é o "eterno presente passado" como diz o filósofo Al-Jabri; tradição para um árabe é um passado que nunca se vai, por isso o surgimento dos fundamentalistas que buscam tornar esse passado ideal real, quando na verdade, se formos olhar há uns 500 anos atrás e compararmos com a nossa sociedade ocidental contemporânea, diríamos que os árabes eram "mais liberais" do que hoje em dia. Mas tenhamos cuidado com o anacronismo, o importante é não se iludir: nada permanece imutável, e a dança do ventre não é a mesma desde que "foi criada".

Não mando ninguém me seguir, nem concordar com o que escrevo, mas jogar a minha pesquisa a uma simples picuínha, não concordo. Podem ter certeza, todos que seguem este blog, que busco a mais total seriedade com o que escrevo, é como se eu estivesse escrevendo artigos para meu currículo universitário. Sinceramente não tenho tanta moral para falar de homoerotismo no mundo árabe. Isso eu deixo para meu amigo Bruno Tenório que é especialista, e já vi sua palestra.

Aqui abaixo o Tito, que eu ainda penso que dança melhor que muita mulher por aí, e não me importa nem um pouco se ele for gay!

31 comentários:

Samara Alves disse...

O Tito que eu saiba nem é gay...ele tem 6 filhos :P
claro que isso não significa nada, mas pelo oq ele aparenta pessoalmente não parece ser gay...sei lá, isso pouco importa mesmo, acho que todos deveriam aprender com todos, sendo homens ou mulheres.

bjos

Lívia Carine disse...

(palmas)

Nem vou falar nada! Eu sou do tipo que nãpo tenho nem paciência pra disutir um assunto tão idiota. Digo idiota pq é só ter um minimo de inteligencia pra perceber a babaquice de certo argumentos...logo nao tenho capacidade de cvsar com gnt assim.

Agora q vi q perdi mil posts! rsrsrs ferias! Vou ler td. de fato vc escreve quase como se fosse um artigo msm...percebia isso mas so me dei conta msm no ultimo post q li sobre a dança dps setes veus. beijos Celia

Rayara R disse...

Nossa, parabéns pelo artigo, você defendeu com muita elegância a sua opinião de julgamentos mesquinhos.

Sobre a questão "homens e dança do ventre", quem sou eu pra dizer que é errado, respeito a técnica e admito que muitos podem ter uma dança maravilhosa, mas pra mim nunca será tão encantador quando uma mulher, mesmo com a metade da sua técnica, dançando.

Quanto a questão "homossexualidade x dança do ventre", gente, o que tem a ver????

Hanna Aisha disse...

Eu não sei se eu já disse isso em outro post, mas eu só aceitei que haviam homens que dançavam DV REALMENTE, mesmo após a Maira Magno ter dito que isso existe no Egito, depois que eu li o livro da Tamalyn e ela registra o quão comum é eles dançando, inclulsive sem a participação das mulheres nisso.

Como forma de arte, existem bailarinos que cada vez mais eu respeito.

Mas ainda não sei como eu lidaria com um homem na minha aula...

Celia disse...

Olá meninas, obrigada pelos comentários!
Até o momento a pessoa que fez a relação direta e medonha entre homossexualidade e dança do ventre não se manifestou. O título era direcionado a ela mesmo, mas eu ainda acho estranho só de olhar (porque para mim não tem nada a ver, é quem nem falar: "esquizofrênia e samba", pode até ter uns esquizofrênicos sambistas, mas não existe nada que associe diretamente um ao outro!

Que bom que entenderam também a proposta do blog e a condição dos dançarinos do ventre! No Egito eles dançam para turistas praticamente, e até hoje não encontrei um árabe (muçulmano ou não) que os aprovasse. De qualquer forma, não me importa se gostam ou não, se são gays, héteros, pegadores, eunucos, nada disso é mais relevante na dança do ventre, para mim, do que a qualidade e o amor ao dançar!

Sun Flower disse...

Parabéns pelo artigo excelentemente escrito. Agor o "diabo" do home dança melhor que a parceira dele..e que shime é esse pelo amor de Deus!!! O dito Tito (que não conhecia ainda) é um excelente bailarino dança com o corpo e a alma.

Beautiful disse...

Incrível ver como muitas mulheres se preocupam tanto com técnica, estética, certificados, contatos, etc, mas são tão ignorantes quanto a LIBERDADE de cada um e ao AMOR A ARTE. Seria inveja? Recalque talvez? Quem sabe.

Em tempo: quem me disser que a moça do primeiro vídeo dança MELHOR q o moço tudibom do segundo (Tito querido), em se tratando de técnica, postura, leitura musical, até mesmo naturalidade... ME POUPE! AHAM, SENTA LÁ!

Aíne Aymelek disse...

Olá linda..
Parabéns pelo artigo

Eu concordo com você !!!
E já vi o Tarik Ali dançar e fiquei extasiada.., pois ele consegue colocar na dança a beleza da arte, que muitas "bailarinas" desconhecem..

Meu namorado dançou em um restaurante arábe ( bailarino de dabke ) e muitas vezes o Tarik Ali dançou lá., e ele ( meu namorado ), sempre comentou que não concordava em ver um homem dançando como mulher, mas que tirava o chapéu para a dança dele, porque ele dançava muito e melhor do que muitas bailarinas que dançam lá..

Por isto, concordo e mais uma vez te parabenizo...
Que esta arte emane em harmonia.., sejam pelas meninas.., ou por meninos..

Salam

Aíne Aymelek disse...

Olá linda..
Parabéns pelo artigo

Eu concordo com você !!!
E já vi o Tarik Ali dançar e fiquei extasiada.., pois ele consegue colocar na dança a beleza da arte, que muitas "bailarinas" desconhecem..

Meu namorado dançou em um restaurante arábe ( bailarino de dabke ) e muitas vezes o Tarik Ali dançou lá., e ele ( meu namorado ), sempre comentou que não concordava em ver um homem dançando como mulher, mas que tirava o chapéu para a dança dele, porque ele dançava muito e melhor do que muitas bailarinas que dançam lá..

Por isto, concordo e mais uma vez te parabenizo...
Que esta arte emane em harmonia.., sejam pelas meninas.., ou por meninos..

Salam

Studio de Danças Jalilah´s disse...

Olá meninas, assino embaixo do post da Celia, ela é uma pessoa muito série a estudiosa. Não escreve e fala sem ter pesquisado sobre os assuntos tratados. Nos conhecemos,estudando...rs

Sendo assim, além de escrever bem e com humor, o que eu adoro, tem toda uma base por trás dos textos que são muito informativos!


bjs a todas.

bruno tenório disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruno tenório disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruno tenório disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabens pelo artigo mesmo!! Argumentos bem colocados!!! Além disso, os vídeos falam por si!!
Andreia

bruno tenório disse...

O principal motivo de todas essas discussões preconceituosas geradas entre comportamento X sexualidade, se dá propriamente pela criação de conceitos modernos em relação a identidade e orgulho, e também as diversas configurações comportamentais, que se moldam com o tempo, dadas a partir de duas esferas: "gênero" e "Sexo". Se pensarmos, por exemplo, no comportamento imposto ao gênero masculino do século XVI, percebemos claramente que esse jamais seria o comportamento masculino do século XXI, até porque, sapato com laços e fru-fru só seriam aceitos no máximo no pés de um gay. E é nesse ponto que nossa sociedade vem errando e se auto-frustrando cada vez mais, nessa tentativa de reunir uma lista de comportamentos destinados ao gênero masculino ou feminino e forçar a aplicá-los, respectivamente, dentro de um corpo com pênis ou vagina. E, como neuróticos que somos, também não poderíamos deixar de criar comportamentos próprios destinados aos homossexuais. e é ai, nesse mar de caixinhas dos gêneros, que vivemos plenamente no recalque, confortavelmente julgando os outros e a nós mesmo, contradizendo nosso passado e nossas tradições. Viver as imposições do nosso tempo é uma grande fraqueza de espírito e devemos superá-las para podermos, enfim, abrir espaço ao diálogo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

عادأحمد عدويه الذي تم إخصائه بعد سهره مع أميره
أعتقد أن الجميع يعرف حكاية إخصاء الفنان أحمد عدويه بعد أن ضاجع أميره عربيه ولكن الذي لا يعرفه الجميع هو تفاصيل هذا اللقاء الذي انتهى بضياع رجوله نجم الغناء الشعبي أحمد عدويه وحوله إلى خصي وقد أدى به هذا في النهاية إلى الطلاق من زوجته التي أصبح مثله مثلها يفقده رجولته.
يقول أحد الأشخاص الذي كان يعمل حارس في الماضي لهذا الأميروالذي تعرض للذل والإهانة على يديه مرات وأخيرا تركه وفر هارباً إلى بلده اليمن: كان الأمير يعشق أحمد عدويه وغنائه ويدعوه للحفلات والسهرات التي كان يقيمها حتى إنه أحضره عدة مرات إلى بلده. وفي تلك الليلة كان يسهر معه هو وزوجته في الفندق الذي كان يقيم به في القاهرة في الجناح المخصص له، مع العلم أن هذا الأمير كان يقيم في عدة طوابق هو وحاشيته وخدمه في هذا الفندق، ويبدوا أن الخمرة التي تناولوها في تلك الليلة قد لعبت برؤسهم جميعاً فلم يقدروا مايفعلون.
عندما تأخر الأمير عن موعد نزوله صعدنا لنستكشف الأمر لئلاَّ يكون قد حدث لهم مكروه فقد كانت الساعة قد جاوزت التاسعة صباحاً وكان موعد نزوله حوالي السابعة والنصف لأنه كان على موعد هام في حوالي العاشرة صباحا خارج الفندق، فتح خادمه الخاص الباب وكنت معه فوجدنا الأمير ملقى على الأرض في الصالة وهو بكامل ملابسه التي صعد بها ليلة الأمس جرينا نحوه وكنا نظن أنه حدث له مكروه ولكن عندما حاولنا إفاقته نهض وكانه كان ينام في سريره وهو يضع يده على مؤخرة رأسه ثم ساعدناه حتى نهض من الأرض ووقف لحظات وكأنه يتذكر وهنا لمح كومة الملابس المبعثرة على جانب الصالة فجن جنونه وجرى نحو حجرة نومه التي كان بابها موارب ودفعه ودخل وهنا بدأ يصيح ويهيج وسمعنا صوت ضرب قوي، لم نجرؤ على التقدم نحو الحجرة خطوة واحدة فقد كانت غرفة نومه إلاَّ عندما سمعنا صوته وهو ينادينا فدخلنا ونحن متخوفين فكانت المفاجأة التي جعلتنا نقف عاجزين عن الحركة فقد كانت الأميرة زوجته و عدويه عاريين تماماً من ملابسهما ممددين بجانب بعضهما على السرير ورغم أن الأمير كان قد خلع حذائه وبدأ يضربهما به إلاَّ أنهما كانا مايزالان تحت تأثير الخمرة لا يقويان على النهوض من مكانهما وهما يحاولان أن يتحركان. كان من الواضح ومما لا شك فيه أن عدوية والأميرة قد مارسا الجنس معاً وهما تحت تأثير الخمرة وناما معاً في نفس السرير حتى الصباح عاريين دون أن يشعرا بشيء.
وهنا صاح الأمير فينا أحضرا حبل با أولاد الكلب والقى بحذائه في وجهنا وهنا خرج خادمه وأتى بحبل طويل فأمرنا الأمير أن نقوم بربط عدويه من رجليه ويديه وهو مستمر في الضرب فيه خاصة في الأماكن الحساسة حتى أننا شككنا أنه يريد أن يقتله من شدة الضرب الذي أوسعه إياه وبدا عدوية يفيق نهائيا من الضرب وكان يعوي مثل الكلاب من تأثير الضرب وهو مربوط لا يقوى على الحركة. كان الأمير قد سحب الأميرة من شعرها وأدخلها في حجرة مجاورة ونحن نقوم بربط عدويه. وكنا نفهم من صوتها الذي يصل إلينا أنها كانت تضرب بقسوة بالحذاء.
أخرجنا الأمير من هناك وأمرنا أن نقف على الباب الذي كان قد أغلقه وطالبنا أن لا ندع أحد يدخل إو يخرج منهما أو غيرهما... كان في قمة العصبية والحنق وكان يسب ويلعن فينا نحن وكأننا نحن الذين قمنا بإعطائهما الخمر ليسكرا. أنقضت ساعات أختفى فيها الأمير وكنا نحن نقف في مكاننا طوال الوقت بدون ان نذهب إلى مكان آخر فقد كنا نعرف قسوة الأمير وشدته في المعاملة.

Anônimo disse...

الأمير بعد عدة ساعات يتبعه أحد أصدقائه المقربين جداً المصريين وشخص آخر يحمل حقيبة. وفتح الباب بالمفتاح الذي كان معه ودخلوا معاً وظللنا نحن واقفين في مكاننا وبعد فترة فتح الأمير الباب وقال لنا تعالوا ياعلوج، فدخلنا نتبعه وهنا قال لنا حلوا هالكلب ابن الكلب وارموه على السرير قمنا بحل رباط عدويه وهو يتوسل إلى الأمير طالبا الصفح والسماح والعفو ولكن صاحبنا لم يكن يعيره انتباها وهو مستمر في قذفه بأقزر السباب والشتائم. بعد أن فككناه كان عدويه لا يقوى على الحركة وكأن نصفه الأسفل قد شُلَّ تماما لم نكن نعلم أنهم كانوا قد أعطوه حقنة بنج نصفي وهنا أمرنا الأمير بوضعه على السرير فحملناه وممدناه على السرير وعدويه يتوسل إليه وهو يبكي فقال له الأمير راح أوريك كيف يكون مصير اللي يطاول على حريمي راح أخليك كيف الحريم يا عرص يا علج... وهنا خرج الأمير وأحضر الأميرة وكان يبدوا عليها الخوف والتعب بعد الضرب الذي أوسعها إياه الأمير من قبل. ودفعها من الباب وهو يقول لها: شوفي بعينك كيف بتكون آخرة الخيانة... كانت نظراته وعينيه وكأنها تخرجان شرر، ونظر للشخص الآخر الذي لم نكن قد عرفنا دوره حتى الآن وقال له يالله يالله خوي سوي ماراح نبقى هون اليوم كله. فقال له لحظات بس يكون البنج أخد مفعوله. كان عدويه عاريا تماما كما خرج من بطن أمه وكما وجدناه صباحاً في السرير مع الأميرة. فهمنا الآن لماذا كان لا يستطيع أن يحرك نصفه الأسفل لقد أعطاه هذا الشخص الذي لابد أن يكون دكتور بنج نصفي لذلك فهو تحت تأثير البنج لم أكن أدرك حتى هذه اللحظة ماذا سيحدث وهنا تقدم الدكتور وأخذ حقيبته اتي كانت ممفتوحة ووضعها على السرير بجانب عدويه الذي كان يبكي وينتحب بصوت عالي رغم الإرهاق الذي كان يبدوا عليه. فقال له الأمير ابقى إعمل راجل مرة ثانية إذا قدرت بعد ما هاخصيك.
أثارت الجملة التي قالها الأمير أخيرا القشعيرة في جسدي كله. ولكن الصدمة كانت عندما قام هذا الدكتور بأخذ أحد المشارط بعد أن طلب منا أن نقوم بمسك عدويه من يديه فقط فقد كان غير قادر أن يحرك نصفه الأسفل وباعد بين رجلي عدويه وقام بمسك الكيس الذي يحوي خصيتيه وقام بفتحه وبعد لحظات أخذ مقصاً.... وهنا لم استطع أن أنظر نحوه وبعد قليل وجدته يضع في طبق صغير كان قد أخرجه من حقيبته لوزتان حمروان كالدم كانتا هذه خصيتا أحمد عدويه لم أستطع أن أنظر نحوه وهنا أعتقد أنه قام بإغلاق مكان الفتح مرة أخرى عن طريق الخياطة ثم أعطى عدوية عدة حقن متتابعة الواحدة بعد الأخرى وقال للأمير أنتهت العمليه أعتقد أنه الآن سينام حتى المساء. وقام بفرد ملائة السرير عليه. خرجنا جميعاً وبعد إنصراف الدكتور نظر إلينا الأمير وقال طبعاً أنتم عارفين مصير اللي هاتتسرب منه كلمة ولا حرف واحد منكما. في المساء تم حمل عدويه ووضعه في سيارته وتم تركه بجوار إحدى المستشفيات والجميع يعرف بقية القصة كما نشرت في بعض الجرائد وتسربت أخبارها... لكن الذي لم يعرفه الجميع هو حقيقة ماحدث كما رأيناه نحن وكيف تم الاعتداء عليه وإخصائه والضرب الذي ضربه والذي كان يصرخ تحت وقعه كالكلب الذي يعوي. بل لم يرى أحد أميرة تذل وتضرب بالحذاء وتجر من شعر رأسها. ولكن ما لا يعرفه أحد والذي حكاه لنا صديقنا الذي كان شاهد على كل هذا أن الأمير أجبر زوجته بعد انصراف الدكتور على قلي خصيتي عدويه في الزيت وأكلهما وإلاَّ طلقها وفضحها أمام أهلها وإخبارهم بالذي حدث وساعتها هي تعرف جيداً ماذا سيكون مصيرها. وكان له ما أراد بعدها سائت حالة الأميرة النفسية ولعدة أيام لم تذق طعاماً وكان الأمير يضربها بقسوة ويشتمها بأقذر الشتائم.
بعد هذا الحادث بفترة استغل صديقي عودته في إجازة إلى بلده اليمن ولم يرجع إلى الأمير مرة أخرى بعد أن سائت معاملة الأمير له بعد أن رأى ما رأى. وإنني أنشر هذه القصة بعد وفاته. فرغم أنه كان قد حكاها لي في وقتها إلاَّ أنه كان يخاف أن يعرف أحد عنها شيء وذلك خوفاً من بطش الأمير. بالطبع الحكومة المصرية لم تفتح تحقيقاً في هذه القضية وقد حدث تعتيم إعلامي كبير عليها في وقتها وكان الحديث عن حادث اعتداء على أحمد عدويه دون أن يدري أحد ماذا حدث، بالطبعلسطوة وسلطة الأمير وخطأ عدويه

Unknown disse...

Essa Baby Sants deveria fazer aulas com o Tito, pq essa professora dela, que está no vídeo (pelo que entendi), achei bem ruinzinha...não chega nem aos pés do Tito.

Melissa Souza disse...

Primeiramente: adorei a forma como você defendeu sua opinião dessas pessoas ignorantes...

Quando ao tema do post: Não tenho nada contra homens fazendo dança do ventre, mas sinceramente, eu sempre estranho um pouco quando vejo a pratica. Simplesmente por que eu acho a dança super feminina, entende?
Meu irmão dança breack, e eu tenho estranho do mesmo jeito quando vejo uma garota fazendo o que eles fazem.

Mas no fundo no fundo eu admiro, pois breack exige força e tal, e dança do ventre exige postura e sensualidade, então quando uma pessoa de outro sexo dispõe-se a praticar tal dança, é um desafio para os outros!

Beijocas

Anônimo disse...

Eu prefiro ver mil homens dançano como o Tito do que uma mulher dançando como essa moçaaaa perdi 3 minutos da minha vida ...


Amiga falou tudo .... concordo plenamente com vc sobre a dança tem que ser boa .... nem me importa se é o papai noel quem vai dançar !

Adriana Santos disse...

E ela fez esse alarde todo( essa tal de baby saints..merda de nome é esse) por conta dessa professora dela???
Ahh ma váa...perdi tempo precioso assistindo uma apresentação de péssima qualidade, prefiro o Tito zilhões de vezes...minha filha mande SUA professora "estudar mais"...só Alá pra ajudar ela...aff..

Tárik Áli disse...

Olá menina e meninos!!

Aqui no Brasil a maioria dos meninos que fazem a dança do ventre é gay, inclusive eu (Tárik Áli), mas não acho que seja uma regra...inclusive alguns dançarinos de danças folclóricas masculinas são.

E me incluo no grupo onde dança por amor, carinho e fascinação a dança e a cultura árabe/egipcia que são encantadores e fascinantes.

Quanto a relação de nós meninos dançarmos à pedofifia e outras coisas citadas absurdo e rudículo isso...respondo por mim, que não ligo a dança a sexualidade nem a sensualidade no ponto de vista sedução e em meus 16 anos de dança nunca seduzi ou dancei para algum namorado meu..acho a dança muito mais que isso!!

Unknown disse...

Li vários artigos em seu blog e realmente me surpreendeu a qualidade dos mesmos, sempre apresentados de forma séria e sem achismos, citando fontes e ajudando a desmistificar certas ideias preconcebidas que pululam por aí sobre a dança do ventre.

Em meio a um mar de "dogmas" sem sentidos e mentiras repetidas como se fossem verdades, e aceitas como tal; é realmente um alívio ver quem pesquisa a dança e a cultura árabes aqui no Brasil de maneira séria e tão compromissada. Parabéns pelo seu blog e pelo seu trabalho.

Laylah El Ishtar disse...

Amo esse blog!!!
Tendi nada da dança da professora...
rsrsrsrs

Unknown disse...

Eu fiquei curiosa para saber a tradução do comentário em árabe... Adorei este post. Principalmente depois de ouvir o podcast do Sala de Dança que fala sobre o Homem e a Dança. Vim aqui por indicação da Lívia Carine, adorei. Beijos Lívia!

Dança do Ventre Brasil disse...

O comentário em árabe tá falando de um boato que rola no mundo árabe, que o cantor egípcio Ahmed Adaweya teria sido castrado por um príncipe saudita por ter dormido com uma princesa.
Tem informações mais em sites árabes, ninguém confirma se essa história é verídica ou não, fato é que o cantor ficou mais de dez anos fora dos palcos nesse ínterim.

Dança do Ventre Brasil disse...

Esse aqui foi o cara que teria castrado o Ahmed Adaweya: http://crazymoor.wordpress.com/2007/12/11/sheik-talal-nasser-al-sabah-a-nephew-of-the-emir-of-kuwait-sentenced-to-death/

Anônimo disse...

Vou comentar a dança: linda!
São verdadeiros artistas!

Coruja de Quinta disse...

Achei seu texto incrível!!!
Muito bom mesmo! Eu sou professora de história, e comecei a fazer aula de dança do ventre a um ano, e sou completamente apaixonada por essa arte, e me entristece muito ver posicionamentos intolerantes com os meninos que dançam, usando a justifica da tradição. Fiquei muito curiosa em conhecer sua pesquisa, voce poderia me enviar ela? ou algum artigo que siga essa sua linha de pesquisa.
meu e-mail corujadequinta@gmail.com
Abraços!
Parabéns pelo blog!

Fran

Related Posts with Thumbnails