sábado, 24 de julho de 2010

Ondulações: Redondos

Mais um passo importante e que pode ser utilizado em diversas ocasiões com também diversas variações! O redondo é um dos passos que pode "quebrar" vários outros movimentos, você pode finalizar um passo com um redondo, ou até mesmo finalizar um redondo com outro movimento. Ele é um dos passos que podemos utilizar como "emenda", isto é, para variar de uma sequência ou de um movimento para outro.

Bem, desmistificando o redondo: dois pés no chão, jogue o quadril para o lado direto, leve-o para a frente, jogue o quadril para o lado esquerdo, leve-o para trás. Faça assim continuamente, procurando desenhar um círculo oval com o quadril. Pode-se fazer no sentido inverso também, assim como com meia-ponta (pé apoiado no plexo solar = hoje eu estou científica, uh!). Olhe a fotinho abaixo ilustrando a meia-ponta.
IMPORTANTE: Só o quadril vai para a frente, não é para estufar a barriga ou todo o assoalho pélvico para a frente, muito menos inclinar as costas para trás!

Você poderá fazer o redondo também com variações na meia-ponta. Nesse caso, você poderá subir um lado de cada vez ou com ambos os pés.
Um lado de cada vez: suba com o pé direito na meia ponta, inicie o redondo indo para a esquerda e suba o pé esquerdo também em meia ponta, faça um redondo completo e quando iniciar o segundo redondo, desça o pé esquerdo, finalizando o segundo redondo com o pé direito no chão. Faça continuamente, e dará a impressão que o redondo vem como uma onda no seu quadril.
Ambos os pés: Suba com os dois pés em meia ponta, faça um redondo, desça os pés, e faça outro redondo. Fica mais bonito fazendo dois redondos de cada vez.

O redondo também pode variar de tamanho e intensidade, conforme o tamanho do desenho circular que você fizer com seu quadril. Destes, o que varia enormemente dos outros é o redondo grande, pois exige que você jogue o tronco para a frente, como se fosse tocar os pés. Exemplificando:
Redondo Grande: deixe as pernas afastadas. incline o quadril para o lado direito, mas não vá para ventre, jogue o assoalho pélvico todo para trás (a bunda para trás!), costas retas para frente, como se você fizesse um "L" invertido. (olhe a fotinho, mas sem o apoio da parede!hehe), faça o desenho de um semicírculo com o quadril atrás indo para a esquerda, quando o quadril estiver chegando no lado esquerdo, eleve o tronco inclinando-o levemente para a direita, e termine o redondo no lado direito com as costas retas! COMPLICAÇÃO! Acho que vendo fica mais fácil de perceber como ele se processa, a dançarina Mariela costuma ensinar o redondo com "pontos imaginários", mas isso é algo muito evoluído para mim. Ahh, o redondo grande é excelente para você alongar as costas durante uma perfomance, caso tenha destroncado alguma vértebra num furor bellydancer.

O redondo também pode ser feito com o busto. Segue a mesma lógica do redondo simples de quadril: jogue o busto para o lado direito, leve-o para a frente, depois para a esquerda, e então para trás. Faça continuamente procurando formar um desenho de um círculo.

Esse vídeo aqui de um workshop da Orit Maftsir tem vários exemplos de redondo, vejamos:
00:39 - Redondo pequeno
00:49 e 01:01- Redondo grande suave (porque atualmente existem variações mil, com cabelo, com ida e volta, com força, tem de tudo)
01:27 e 03:04- Camelo finalizado com semi-redondo médio e semi-redondo médio finalizado com chute (você que pensou que já tinha visto de tudo ¬¬, diva é diva)


E esse aqui da Maria Shashkova (que atualmente busca o título de dançarina do ventre com maior implante de silicone...):
00:06 - "Redondo de busto"
01:01 e 02:01 - Redondo grande com paradinha (ela volta meio troncha no primeiro, mas dá pra ver como é a posição original das costas)
Notem que ela quase morre no vídeo, ELA TOSSE NO PALCO!!

3 comentários:

Elaine Cris disse...

Adorei as dicas de variações de redondo na meia ponta e o vídeo da Orit!

Bjus

Hanna Aisha disse...

Além do fato da Maria ter sido uma cópia da Dina, a performance dela foi de muito mau gosto. Blé.

Celia disse...

Pois é, Hanna! Eu coloquei o vídeo dela para não perder a piada! hauhuaa

Related Posts with Thumbnails