sábado, 15 de dezembro de 2012

Como a Imagem do Mundo Árabe é Deturpada!

Existe um documentário fantástico sobre como os árabes são mostrados de forma estereotipada e preconceituosa nos filmes de Hollywood, que preciso compartilhar aqui com vocês! Sério, eu lembrei de várias pessoas que encontrei na dança do ventre que pensam nos árabes como aparecem no filmes. Os pontos mais interessantes:

1 - A "Arabialândia", a terra de todos os árabes. É engraçado que não existem traços culturais, idiomas, distinções quaisquer entre os árabes que são árabes e acabou. É um enorme deserto do Saara!

2 - Os árabes ou são vilões ou são estúpidos, na maioria dos filmes. Eles são lascivos, sujos e tratam dinheiro como se fosse uma coisa banal.

3 - Lembra do Alladin? Eu criança não conseguia perceber com crítica esse filme, até meu orientador Murilo Sebe apresentar suas considerações sobre o filme numa palestra na Casa Rui Barbosa: Alladin não tem cara de árabe! As feições dele foram tiradas do Tom Cruise!!! Quem tem cara de árabe no filme são os vilões, e sempre de forma forçada, narizes enormes e kohl nos olhos.

4 - A questão Israel-Palestina tira toda a humanidade dos palestinos! Levanta a mão quem já ouviu (e bata na cara se concordou) que os árabes são violentos e se explodem por aí sem motivo, apenas porque essa é a linguagem deles: o terrorismo.

5 - As mulheres árabes são retratadas ou com niqabs, cobertas dos pés à cabeça com panos negros ou como dançarinas do ventre, parece que toda casa árabe é uma tenda no meio do deserto com dançarinas. E claro, os árabes ainda copiam a "sultão life style" e têm escravas sexuais. Típico!!

É longo o documentário, mas tenho CERTEZA que quem o vir só tem a ganhar:

5 comentários:

Bruxinha disse...

Maravilhoso!!! Obrigada por compartilhar! Foi realmente um sacolejo que alerta que nem toda verdade é absoluta. Eu vou pouco além das musicas árabes, apesar de amar dança do ventre. Agora tentarei buscar informações sobre a cultura e sobre o povo me despindo dos meus próprios preconceitos, que tenho consciência agora de que fora engolidos muitas vezes sem querer por imagens como essas, do cinema e dos noticiários! Bj

Janahina Borges disse...

A tempos eu penso sobre isso, mas não sabia que existia este documentário, muito obrigado por compartilhar amiga!
Temos que ajudar a esclarecer sobre esta imagem completamente preconceituosa e distorcida. Com certeza este documentário fará parte da videoteca do meu Studio de Dança!!!
Bjsss

Hanna Aisha disse...

Obrigada, querida! Assim que der, vou ver e volto pra comentar aqui! Beijos

Angel disse...

Respeito a cultura árabe, porém nem tudo é perfeito né sabemos de fatos até recentes de apedrejamento fuzilamento de mulheres... por ser brasileira decidir não tomar partido nessa história.

Dança do Ventre Brasil disse...

Oi gente, obrigada pelos comentários!
Compartilhar essa ideia realmente é muito importante!

Angel, é verdade que existe violência no Oriente Médio, apedrejamento de mulheres adúlteras, fuzilamento, etc, mas um fato não pode tomar partido por todos, não é? Da mesma forma não podemos dizer que todos que moram no Rio de Janeiro, especialmente nas favelas, têm ligação com o tráfico de drogas; ou que todos os nordestinos são retirantes; ou que todos os índios moram em aldeias. Essas imagens circularam o mundo na época da invasão do Afeganistão, de forma a legitimar a política terrorista norte-americana, mas o povo de lá não é uma só imagem.
Conheço sírios (por sinal, não sei nem se meu colega de chat tá vivo), egípcios, libaneses, e cada um é diferente como nós, pessoas ocidentais, com sonhos, ideias, vidas interessantíssimas (ou não), alguns mais conservadores, mas longe de serem o que Hollywood mostra dos árabes.

Related Posts with Thumbnails