terça-feira, 8 de maio de 2012

A Internet e a Dança do Ventre - O projeto "Sala de Dança"

Ah, a internet... Eu agradeço quase todos os dias por essa GENIAL invenção, sobretudo ao Google (um beijo, querido). Esse enorme acervo de dados revolucionou totalmente o acesso à informação, seja ela de que tipo for. Hoje, é possível acessar livros, músicas, artigos, filmes, shows e muito mais, tudo isso, na maior parte do tempo, com um custo baixíssimo.

Para mim, o mais impactante desse meio virtual é que ele propiciou uma troca de conhecimentos altamente frutífera nos mais diversos campos do saber e isso contribui para o nosso próprio desenvolvimento enquanto seres humanos, estou falando da "espécie" mesmo no mundo. Claro que a internet não tem só o lado "positivo da coisa", mas ela está disponível aí para ambos os lados.

Em relação à Dança do Ventre, ela foi a grande responsável pela disseminação de novas possibilidades dentro desta arte e é até hoje. Foi por intermédio da internet que nós conseguimos entrar em contato com artistas pouco conhecidas no local onde moramos, ou pouco conhecidas em qualquer lugar, mas que por causa da internet ficaram famosas, ou ainda, artistas pouco tradicionais que nos fizeram pensar sobre movimentações, culturas, linguagens, idéias diferentes e novas, abrindo nossos horizontes de perspectiva.

Além do contato com o novo e o diferente, nós temos o privilegiado acesso também à opinião e informação de quem faz e pensa dança, seja famoso ou não, por meio dos blogs (vide este que vos fala), entre outras ferramentas (um exemplo recente é o Glossário da Dança do Ventre feito pela Suheil que está totalmente disponível de forma gratuita em seu site). Mas aí, conheci algo novo, gostoso, interessante e inteligente que até então, que eu saiba, a Dança do Ventre ainda não tinha alcançado: os podcasts.

Diferente dos audioblogs, o formato de transmissão de um podcast facilita o acesso à informação e sua disseminação, já que podemos baixar o arquivo gratuitamente e compartilhar com quem desejarmos. Já vi podcast de tudo, desde programas de humor até aulas. Eu adoro podcast e fazia tempo que não ouvia um, mas esses dias recebi um e-mail sobre o Sala de Dança.

O Sala de Dança é um projeto das Bailarinas e Professoras Carol Louro, Bruna Milani e Valéria Alves (e produção de Fábio Custódio - "O Diretor") e traz conhecimento e debate sobre Dança do Ventre (ou Dança Oriental como as meninas preferem - para saber mais sobre a discussão ouça o podcast "A invenção do Outro") de uma forma divertida e espontânea, mas com muito estudo por trás e produção de qualidade. Divulgo com gosto essas iniciativas que juntam excelência de produção e o debate inteligente. Por enquanto o site disponibilizou 4 podcasts, todos ótimos:

* O palco é sua casa: No qual as meninas falam de uma maneira muito descontraída sobre a vida da bailarina Fifi Abdo, curiosidades e informações úteis até mesmo para nós estudarmos e facilitar a aprendizagem (torcendo por futuros podcast sobre outras bailarinas antigas). Gostei muito desse podcast, me senti amiga da Fifi rs.

* A invenção do "Outro":  Este é ótimo, foi o primeiro que ouvi. Fala sobre a possibilidade da mudança da nomenclatura Dança do Ventre para Dança Oriental (que seria mais adequada à transliteração de "Raqs el Sharq"), além de tratar a visão orientalista sobre a dança que já abordamos tantas vezes, aqui, aqui, aqui e aqui (por Carol Louro) no blog também. Contém histórias divertidas rs.

* Philipine Bausch - Um olhar além da pele: Podcast sobre a grande artista conhecida como Pina que recentemente teve um longa-metragem em sua homenagem tratando sua carreira e companhia de dança.

* Produção em grande escala: ÓTIMO. O podcast é sobre um assunto muito comentado na blogosfera que são as cópias que vemos nos eventos aos montes, mas, incrivelmente, as meninas sintetizaram boa parte de muita coisa que penso sobre Dança do Ventre e faltava alguém falar assim, do jeito que elas falaram. Nada escapou. O final sobre o Hossam Ramzy também é DESTAQUE, ouçam.

O mais importante, não é concordar ou discordar, mas termos esses espaços para pensarmos e colocarmos nossas opiniões, modificar e melhorar o que temos. Comentem lá, está sendo um canal muito bonito de se ver, os comentários também são uma ferramenta que as meninas usam nos podcasts. Elas prometem convidadas importantes no futuro! Bora prestigiar o que a internet tem de bom a oferecer?

4 comentários:

Bruna Milani disse...

Olá, Lívia e Celia


Primeiramente, muito obrigada pelo carinho conosco, pelo interesse nos assuntos discutidos e pela divulgação do "Sala de Dança Podcast".
A maneira como você descreve os tópicos discutidos contribui para que o leitor se interesse a conhecer nosso trabalho.
Além da introdução ao assunto que diz respeito a uma ferramenta tão poderosa e cheia de possibilidades como a internet. Adorei!

E, claro, seus comentários sobre os podcasts no site contribuem de forma enriquecedora, agregando informações pertinentes aos temas discutidos!

Continue acompanhando e sugerindo assuntos (já anotamos os assuntos que vc gostaria que falássemos).

Um super beijo, Bruna Milani.

Rafaela Aranzate disse...

Te convido a participar do sorteio que está rolando lá no blog.
Link direto: http://destaquem-se.blogspot.com.br/2012/05/1-sorteio-produtos-plantony.html

Hanna Aisha disse...

Estou acompanhando e posso dizer que está sensacional, imperdível, uma delícia de ouvir!!! Divulgarei em breve no meu blog!

J. C. Gomes disse...

Estava pesquisando mais sobre a dança do ventre e deparei-me com seu blog. Foi muito bom este encontro, ampliou meus conhecimentos ainda leigos e pude divulgar seu blog.
Bjoks
http://deliciosailusao.blogspot.com.br/

Related Posts with Thumbnails