Em 1983, Amr lançou seu primeiro disco, Ya Tareeq (Meu andarilho), mas somente em 1988 que ele obteve sucesso, com o álbum Mayaal. A partir daí, Amr passou a trabalhar também produzindo, arranjando e remixando músicas de diversos artistas, até mesmo alemães, entrando em contato com diversas culturas, e associando-as à tradicional música árabe. Por isso ele é considerado um artista "pan-mediterrâneo", pela enorme mistura de estilos e ritmos que agrega às suas músicas, como o raï, flamenco e o pop. Em 1992 ele se tornou o primeiro popstar árabe a produzir videoclipes com alta qualidade técnica.
Em 1996, Amr Diab se lançou à carreira mundial com o sucesso Nour El Ayn, disco e hit que se tornou um fenômeno por todo o mundo. Desde então ele está no topo dos artistas do mundo árabe, vindo a formar parcerias com outros artistas, como o argeliano Khaled e a grega Angela Dimitriou. Todos seus albúns posteriores também se tornaram grandes sucessos.
Amr Diab revolucionou o padrão musical no mundo árabe, não só pela nova composição de ritmos, mas também por sua aparência, incluindo aí até mesmo o corte de cabelo (Cá entre nós, ele não é a cara do Zezé DiCamargo?). Ele rompeu barreiras criando um novo estilo de música árabe (nomeado de "Jeel Music") e foi o primeiro artista árabe a fazer videoclipes para divulgar seu trabalho. Por tamanha ousadia, ele recebeu diversos prêmios. Não é à toa que ele é um dos cantores mais conhecidos e admirados por todo o mundo.
Aqui abaixo fica uma amostra de como o sucesso de Amr Diab foi além das fronteiras do Oriente Médio: um comercial da Pepsi com Britney Spears, Beyoncé, Pink e - claro! - Amr Diab! Enjoy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário