O que faz uma dança é o cabelo? É o peso? A altura? A atitude? As habilidades? O quê? |
Hoje, conversando com um amigo que tem uma namorada super fofa de cabelos curtos, surgiu a seguinte pergunta: "Não existem dançarinas com cabelo curto, né?"! E eu, prontamente, disse "nãaao" e lembrei logo de uma bailarina pouco convencional, a Rosa Noreen, que tem DVD lançado e tudo. Ela tem umas coisas bem interessantes!
De fato, pesquisando no google o termo "Dança do Ventre", os resultados mostram dançarinas de cabelo longo, a maioria magra. Acredito que há crenças sobre como uma dançarina deve mesmo "parecer", assim como também há variações desses esteriótipos. Tenho um exemplo que gosto de usar, pois no Studio onde trabalho há duas perguntas constantes e que são divertidas porque são contrastantes: "tem que ter uma barriguinha pra dançar, né?" contra "tem que ser magra pra dançar, né?; às vezes essa última varia assim: "fica mais bonito quem é magra, né?", ou "quem é gordinha pode dançar?". Essas perguntas me mostram que o "uniforme" varia, mas existe na cabeça de muitas pessoas um uniforme, um esteriótipo, um jeito de ser melhor, ou mais adequado pra dançar. É engraçado porque a Dança do Ventre por si só já é tão contravencional, não é mesmo?
Mas eu mesma já me surpreendi vivendo isso. Na minha primeira apresentação eu queria me vestir do meu jeito, mas me convenci que, além do meu jeito ser super sem graça, eu tinha que "parecer uma dançarina do ventre". E como elas são? Bom, na minha cabeça, elas usavam unhas vermelhas, batom vermelho, olho super preto, cabelo solto e a roupa tinha que ser bonita e chamativa e ter alguma fenda mostrando a perna. Ah, e usam muito strass!!! Conclusão: eu odiei. Eu que sempre fui tão fiel a mim mesma prometi que dali em diante só iria dançar do jeito que EU sou. Já na segunda apresentação, eu fui com uma roupa mais simples que a anterior, bonita, fiel ao meu estilo de ser, esmalte clarinho, de trança, maquiagem menos marcada e bijuterias discretas. Eu me achei LINDA e sai muito, muito feliz dali. Reflete comigo: a gente dança pra quê?
Não quero me alongar, mas vou te fazer um pedido muito importante, caso tenha mais tempo pra ler um texto super interessante que tem TUDO a ver com esse tema. É muito bom e está em inglês, mas se você se interessa pelo assunto, vale o esforço. Acessa vai? Por favor, clica aqui e depois volta: http://www.gildedserpent.com/cms/2010/07/18/andrea-deagon-belly-dance-in-patriarchy/
Voltando às lindas dançarinas de cabelo curto. Não existe só a Rosa Noreen, ainda bem. Fui lembrando de tantas outras e vim compartilhar por aqui. Porque, o que faz uma dança é o cabelo? É o peso? A altura? A atitude? As habilidades? O quê? Vem comigo assistir Dança? Dança do Ventre? (siiiiim \o, porque é bom demais, né?) Vambora!
Quer acrescentar alguém? Fique à vontade pra comentar!
Esmeralda Colabone
Mariana Quadros
Lalitha
Nadja el Balady
Isete Najla
Sera Solstice
Zeinat Olwi
Samia Gamal
Tahya Karioca
Nadia Gamal
2 comentários:
Ameiiii, você leu meu pensamento.. Desde junho de 2014 estou no time das bellydancers de cabelos curtos.
Foi uma decisão difícil, mas me amei e me amo assim cada dia mais... 💝😀
Postar um comentário