A Rumba e o Bolero são ritmos claramente ocidentais, incorporados à dança do ventre pelas naturais trocas culturais em meados do séc. XX. A Rumba e o Bolero são originalmente da Espanha, mas possuem modificações por toda a América Espanhola. Na dança do ventre estes ritmos aparecem em músicas clássicas e em algumas músicas modernas egípcias.
O Bolero, na dança do ventre, é tido como uma versão mais lenta da Rumba. A Rumba possui a estrutura 2/4: DUM DUM TAKA TAKA. E o Bolero possui a estrutura 4/4: DUM TAKA TA TAKA. Estes ritmos costumam aparecer em momentos mais lentos da música, podendo ser a base de um Taqsim ou até mesmo ser o ritmo de entrada da música (como é o caso da música Balady Solo). Ambos combinam imensamente com véu, deslocamentos e arabesques.
Aqui abaixo dois vídeos para exemplificar os ritmos: Saida ensinando movimentos para ler o ritmo Rumba e Zahira Nader se apresentando com um Bolero Árabe:
3 comentários:
Célia, obrigada pela sua visita no meu blog, muito enriquecedor seu comentário! Gostaria que vc desse uma segunda olhada na postagem sobre o comercial, pois expûs um pouco do meu ponto de vista através dos comentários.
Muito interessante este passeio pelos ritmos que vc está fazendo.
Olá!
Interessante o post. É sempre bom conhecer e estudar um pouco mais os ritmos presentes na dança do ventre.
Beijos!!
Olá todas! Acho interessante mostrar os ritmos para as dançarinas, especialmente para aquelas que querem dançar músicas clássicas. O que tem de mais lindo na dança do ventre é ver uma bailarina explorar e traduzir cada momento da música!
Postar um comentário